25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ovelhas

Sem vigilância há 8 anos, IZ é alvo de mais um crime

Cinco ovelhas foram mortas e furtadas na madrugada de sábado; administração promete investir em seguranças e câmeras de monitoramento ainda este ano

Por Rodrigo Alonso

30 de junho de 2020, às 08h32 • Última atualização em 30 de junho de 2020, às 10h19

Sem contar com serviço de vigilância há oito anos, o IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa foi alvo de mais um crime na madrugada deste sábado, quando cinco ovelhas foram mortas e furtadas. Vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o órgão tem sido vítima de seguidos atos criminosos.

Diante desse cenário, o diretor-geral do IZ, Luiz Ayrosa, apontou que vai investir em câmeras de monitoramento neste ano. Ele também planeja, nos próximos meses, abrir licitação para contratação de uma empresa de vigilância.

Ovelhas faziam parte de um estudo sobre nutrição animal – Foto: Divulgação

Desta vez, para entrar no instituto, os bandidos cortaram cercas de uma área de pastagem, localizadas na lateral da ciclovia da Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, no Centro.

As ovelhas abatidas faziam parte de experimentos de pesquisa do IZ em parceria com outras instituições da área. Elas estavam inseridas, principalmente, num estudo sobre nutrição animal.

Ayrosa contou que o instituto já tinha registrado dois furtos de animais só neste ano.

Em setembro de 2019, um incêndio supostamente criminoso acabou com uma pesquisa que tinha como objetivo aperfeiçoar técnicas de cultivo, lavoura e criação de animais.

Em dezembro de 2018, duas ações criminosas culminaram na morte de duas novilhas e quatro vacas. Dois meses antes, equipamentos, maquinários, eletrodomésticos e ferramentas foram furtados.

Em outubro de 2016, ladrões furtaram 44 novilhas que eram usadas em um estudo para a produção de um tipo de leite que não causasse alergia. Os animais valiam, ao todo, perto de R$ 100 mil.

O diretor ressaltou que esses crimes causam prejuízos “imensuráveis”, pois invalidam anos de investimento. No entanto, desde 2012, o IZ não possui um trabalho de vigilância. O Estado abdicou desse serviço por causa dos custos que isso gerava, de acordo com Ayrosa.

Segundo ele, a vigilância de 12 horas por dia custa cerca de R$ 350 mil por ano. Com o tempo, porém, o governo percebeu que esse serviço é necessário. “Realmente, é necessário esse investimento em segurança para a gente não perder esse investimento”, disse o diretor.

Podcast Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade