20 de junho de 2021 Atualizado 20:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Luto

Ex-vereador de Nova Odessa, Áureo Leite morre aos 83 anos

Ele atuou no Legislativo novaodessense por oito mandatos consecutivos

Por Leonardo Oliveira

26 jan 2021 às 08:02 • Última atualização 26 jan 2021 às 10:56

Morreu na noite desta segunda-feira (25), aos 83 anos, o ex-vereador de Nova Odessa, Áureo Nascimento Leite. Ele sofria de câncer de próstata, diabetes, hipertensão e faleceu no Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

Ex-vereador faleceu na noite desta segunda-feira – Foto: Facebook / Reprodução

Áureo foi vereador por oito legislaturas consecutivas, entre 1977 e 2012, tendo sido presidente da Câmara Municipal por cinco vezes.

No período de 2008 a 2012 foi suplente e assumiu uma cadeira em algumas oportunidades. Sempre que esteve no poder foi ligado ao MDB (Movimento Democrata Brasileiro). Em 2012, recebeu da Casa o título de cidadão novaodessense.

Áureo nasceu em Elias Fausto, em 24 de agosto de 1937. Além do trabalho como vereador, ele também passou pela Têxtil Nova Odessa, na 3M e se aposentou pela Roberto Bosch do Brasil.

Ingressou na política em 1976, a convite do ex-prefeito Manoel Samartin, quando este era vice-prefeito de Simão Welsh.

De acordo com a câmara, Áureo foi responsável por ampliar o espaço físico do Legislativo em 2003, por implantar o estacionamento para abrigar os veículos oficiais e os automóveis dos servidores da Câmara, e por adquirir de informática para modernizar a estrutura da câmara.

Ele morava no Jardim Bela Vista, em Nova Odessa, e deixa oito filhos. Ele era casado com Olga Cândido Leite.

O corpo de Áureo será velado das 10h às 13h desta terça-feira no Paço Municipal de Nova Odessa, seguindo as normas sanitárias e com limitação de entrada do público. Áureo será sepultado em seguida no Cemitério Municipal.

“Ele estava bem debilitado, com próstata um pouco avançada, estava dando câncer. Diabético, pressão alta. Não estava quase comendo. Ele já tinha praticamente se entregado”, disse ao LIBERAL seu sobrinho, o vereador Oséias Domingos Jorge (DEM).

O parlamentar segue os passos do tio na política. Entre 2016 e 2020 assumiu algumas vezes uma cadeira na Câmara por ter sido suplente. Nas última eleição municipal, recebeu 670 votos e foi o quinto mais votado, garantindo uma vaga como vereador.

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), decretou luto oficial de três dias na cidade pelo falecimento do ex-vereador.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), lamentou a morte do ex-parlamentar: ‘Um homem público que me foi apresentado pelo trabalho e a quem aprendi a gostar e admirar”, escreveu em uma rede social.

Podcast Além da Capa
São 11 novos vereadores em Americana a partir deste ano na comparação com a legislatura que terminou em 2020. Falamos sobre o desenho que se apresenta na atuação dos parlamentares e a relação com a pandemia da Covid-19 nesse contexto.

Publicidade