26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Após fim da quarentena, casa de repouso não tem novos casos

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o espaço deverá continuar seguindo regras rígidas de prevenção contra a doença

Por Marina Zanaki

27 de maio de 2020, às 19h28 • Última atualização em 23 de março de 2021, às 11h42

A casa de repouso de Nova Odessa que registrou dois casos positivos do novo coronavírus (Covid-19), incluindo uma morte, cumpriu o período de quarentena sem novos casos. O local estava isolado desde 12 de maio e recebia monitoramento diário da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, apesar do fim da quarentena, a casa de repouso deverá continuar seguindo regras rígidas de prevenção.

As medidas, que são válidas para as seis casas de repouso da cidade, preveem higienização de tudo que entra e sai do estabelecimento, inclusive funcionários, limpeza permanente de todos os ambientes, distanciamento dos idosos do público externo, além da proibição das visitas.

Morte

Um idoso de 76 anos que morava na casa de repouso morreu com coronavírus no dia 4 de maio.

Ele procurou a Unidade Respiratória da cidade, foi entubado e sofreu parada cardiorrespiratória. O paciente tinha quadro de obesidade, uma doença considerada de risco para o coronavírus.

Após a confirmação da morte dele por Covid-19, a Vigilância Epidemiológica aplicou testes rápidos nas seis moradoras e nas sete pessoas que trabalham na casa.

Uma funcionária testou positivo para Covid-19 e entrou em isolamento domiciliar. Ela tem 37 anos, mora na Vila Azenha e, após cumprir a quarentena, está curada e retornou ao trabalho. Segundo a prefeitura, ela não apresentou sintomas.

Os outros 12 exames feitos na instituição foram negativos. Os testes foram realizados por um laboratório contratado pela prefeitura.

Balanço

Nova Odessa tem 37 casos positivos do novo coronavírus. Um deles foi confirmado nesta quarta-feira (27). A paciente é uma mulher de 37 anos que mora no Jardim Maria Helena.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ela foi atendida na Unidade Respiratória do município com sintomas, foi submetida a teste rápido e teve o diagnóstico de Covid-19 confirmado. Ela passa bem e cumpre medida de isolamento domiciliar.

Além do caso confirmado, o município investiga mais um suspeito. O paciente tem 67 anos e procurou um hospital privado da região com quadro de SRAG (síndrome respiratória aguda grave). São 17 casos em investigação no município, entre eles duas mortes.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade