13 de agosto de 2022 Atualizado 17:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Varíola dos macacos: Hortolândia tem primeiro caso

Cidade é a terceira da região a confirmar um caso da doença; Americana e Santa Bárbara já haviam reportado uma infecção cada

Por Redação

06 de agosto de 2022, às 15h24 • Última atualização em 06 de agosto de 2022, às 15h25

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou, na última sexta-feira, o primeiro caso de varíola dos macacos em um morador de Hortolândia. A infecção foi divulgada pela prefeitura, que não deu detalhes sobre o paciente ou o estado de saúde dele.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A cidade é a terceira na região a registrar caso da doença. Antes dela, Americana e Santa Bárbara d’Oeste já haviam reportado uma infecção cada, de pacientes que evoluíram positivamente.

Após a confirmação, a Prefeitura de Hortolândia divulgou orientações para a população. Além da prevenção à transmissão, que ocorre pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada pela doença e que esteja com lesões na pele, a gestão pede para que os moradores procurem uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Em caso do aparecimento de algum dos sintomas, como erupções na pele semelhantes a espinhas, a orientação dos órgãos de saúde é para que a pessoa fique em isolamento domiciliar até que todas as lesões desapareçam, caia a casquinha e a pele fique íntegra.

Até este sábado, eram cerca de 2 mil casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados do Ministério da Saúde. Deste número, 1,5 mil eram de pacientes do Estado de São Paulo.

Publicidade