30 de abril de 2024 Atualizado 14:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Sancionada lei que obriga cartórios a comunicar nascimento de bebês sem paternidade

Projeto da deputada Ana Perugini (PT) tramitou por 17 anos na Alesp e foi aprovado em 5 de março deste ano

Por Cristiani Azanha

12 de abril de 2024, às 17h33 • Última atualização em 13 de abril de 2024, às 01h26

A partir de agora, os cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo terão de comunicar imediatamente à Defensoria Pública os registros de nascimento de bebês sem identificação de paternidade. A lei estadual número 17.894, de autoria da deputada estadual Ana Perugini (PT), foi sancionada nesta terça-feira (9) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Ana Perugini foi autora do projeto – Foto: Divulgação

A nova lei é resultado do projeto de lei 1.267/2007, aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) no dia 5 de março, após 17 anos de tramitação no parlamento paulista.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na prática, os cartórios deverão comunicar às mães sobre o direito de indicar o suposto pai na certidão de nascimento, conforme prevê o artigo 2º da lei federal 8.560/1992, e encaminhar as relações por escrito à Defensoria Pública, com todos os dados informados no ato do registro de nascimento, incluindo endereço da mãe, telefone, nome e endereço do suposto pai, caso tenha sido indicado pela genitora.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Ana Perugini enfatiza que, a partir da comunicação, a defensoria deverá entrar em contato com as mães e informá-las de que elas podem propor, em nome da criança, uma ação de investigação de paternidade.

“A lei é um grande avanço na busca pela garantia do direito de a criança saber quem é seu pai e seu avós paternos”, avaliou a parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Alesp.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade