28 de fevereiro de 2024 Atualizado 14:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

TECNOLOGIA

Microsoft terá dois data centers em Hortolândia

Empreendimentos serão construídos nas proximidades do bairro Chácaras Recreio Alvorada e na região da Taquara Branca

Por Gabriel Pitor

07 de fevereiro de 2024, às 08h43 • Última atualização em 07 de fevereiro de 2024, às 08h44

A Microsoft irá instalar dois data centers (Centros de Processamento de Dados) em Hortolândia, sendo um nas proximidades do bairro Chácaras Recreio Alvorada e outro na região da Taquara Branca. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pela prefeitura, após encontro realizado no último sábado (3), que contou com a participação de representantes da companhia no Brasil.

Os data centers funcionam como uma “base física” onde são armazenados aplicativos e dados essenciais de vários tipos de empresas. A demanda por esse tipo de serviço cresceu com o uso cada vez mais comum da chamada “computação em nuvem”, que permite o acesso aos mesmos softwares e informações por dispositivos diferentes, sem a necessidade de uma conexão física, por cabo.

Prefeito Zezé Gomes (Republicanos) durante o anúncio dos dois novos data centers na cidade – Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação

Para conseguir ampliar a capacidade de armazenamento, a companhia tem investido na construção de centros no País. A projeção é que no fim de 2026 as unidades estejam em funcionamento e contem com 208 colaboradores.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No caso de Hortolândia, a cidade foi escolhida por conta do polo de tecnologia local, que permite a integração dos serviços. Além disso, também foi considerada a proximidade com a capital São Paulo e o acesso a uma infraestrutura de telecomunicações de alta qualidade.

A empresa também se comprometeu a investir em programas de qualificação profissional e desenvolvimento social.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“É uma notícia importantíssima para o nosso município. Essa iniciativa consolida a cidade como um dos principais centros de alta tecnologia do Brasil, atraindo investimentos e gerando empregos. Agradecemos à Microsoft por escolher Hortolândia para este projeto”, disse o prefeito Zezé Gomes (Republicanos).

No Brasil, o serviço de computação em nuvem oferecido pela Microsoft é o Azure, considerado um dos mais populares do mercado, por conta da integração com o pacote Office.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Esse é o terceiro data center anunciado na RPT (Região do Polo Têxtil). Em julho de 2023, a Microsoft confirmou ao LIBERAL a instalação de um data center em Sumaré, na Estrada Municipal Venâncio Calegari, na altura do Parque Santo Antonio, na região de Nova Veneza.

Segundo a companhia, que mantém o valor do investimento em sigilo, serão gerados 50 empregos diretos.

Publicidade