16 de setembro de 2024 Atualizado 14:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

educação

Educação: 23 escolas estaduais vão oferecer ensino técnico

Cursos em Americana e nas outras cidades da região devem ser feitos juntos à grade comum curricular do aluno

Por Gabriel Pitor

29 de agosto de 2023, às 07h07 • Última atualização em 29 de agosto de 2023, às 07h08

Ao todo, 23 escolas estaduais de Americana e RPT (Região do Polo Têxtil) irão integrar o Itinerário Formativo, na modalidade ensino técnico, anunciado na última semana pelo Estado como parte do “Programa Educação Profissional Paulista”.

A iniciativa deve oferecer aos alunos da rede estadual a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes, a partir de 2024, que deverão ser cumpridos junto à grade comum curricular.

Escola Professor Ary Menegatto, em Americana, faz parte da lista – Foto: Marcelo Rocha_Liberal

Serão disponibilizados cursos de administração, desenvolvimento de sistemas, logística e vendas, em escolas de tempo parcial e integral com carga horária entre 1 mil e 1,2 mil horas de duração. Terão prioridade os alunos já matriculados nas unidades em que as vagas serão oferecidas.

FORMATO

Atualmente já existe um Itinerário Formativo, mas na modalidade acadêmica, ou seja, os alunos se aprofundam em determinada área escolhida pela escola ou no estudo para vestibulares. O novo formato permite que os estudantes terminem o ensino médio com uma formação técnica profissional.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“A atual gestão do Governo do Estado reformulou os itinerários formativos. Eles estão em menor número e mais voltados à parte prática. O itinerário técnico e profissional, que vai começar em 2024, visa a formação em uma profissão”, explicou Joseana Caltarossa Moreira, supervisora da Diretoria de Ensino de Americana.

Na região, Santa Bárbara d’Oeste é o município com mais escolas que irão integrar o programa (sete). Americana vem na sequência com seis, seguida por Sumaré (cinco), Hortolândia (três) e Nova Odessa (duas).

A Escola Estadual Professora Juvelina de Oliveira Rodrigues, no Jardim Paulista, em Santa Bárbara, é a única que oferecerá o curso de desenvolvimento de sistemas, em parceria com o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

“Eu acho que é uma iniciativa essencial. Eu sou uma apaixonada pela educação profissional, porque os alunos têm um objetivo, uma meta profissional a ser alcançada. Um aluno que gosta de informática já no ensino médio, por exemplo, com essa iniciativa ele vai poder se preparar para trabalhar com isso, tornar isso uma profissão”, disse Joseana.

INTERESSE

Apenas alunos que cursam atualmente o 1º ano do ensino médio – e portanto, estarão no 2º ano em 2024 – podem declarar interesse por meio do site “Ensino Médio Paulista”, do governo estadual.

Ao acessar o endereço eletrônico, a pessoa deve ir à aba “Como escolher”. As inscrições vão até 15 de setembro.

Também está aberto o processo seletivo para professores temporários que desejam integrar o programa. As inscrições vão até 3 de setembro, às 16 horas, no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e abrangem todos os cursos oferecidos no Itinerário Formativo.

Confira a lista de escolas que oferecerão ensino técnico

AMERICANA
Prefeito Antonio Zanaga
Professor Ary Menegatto
Professora Maria do Carmo Augusti
Prof. Niomar Apparecida Mattos Gobbo Amaral Gurgel
Prof. Leny Apparecida Pagotto Boer
Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto

SANTA BÁRBARA D’OESTE
Professora Alcheste de Godoy Andia
Professor Eduardo Silva
Comendador Emilio Romi
Professora Juvelina de Oliveira Rodrigues
Prof. Maria José Morgato Brocatto
Professora Neuza Maria Nazatto de Carvalho
Professor Ulisses de Oliveira Valente

NOVA ODESSA
Doutor João Thienne
Doutor Joaquim Rodrigues Azenha

SUMARÉ
Professora Alice Antenor de Souza
Angelo Campo Dall Orto
Jayme de Barros Camara Dom
Professora Maria de Lourdes Martins
Professora Sonia Maria Maschio Baptista

HORTOLÂNDIA    
Professor Antonio Zanluchi
Manoel Ignácio da Silva 
Priscila Fernandes da Rocha

Publicidade