04 de março de 2021 Atualizado 20:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imunização

Técnica de enfermagem do HC da Unicamp é a primeira vacinada contra a Covid-19 na região

Liane Tinoco, de 49 anos, recebeu a primeira dose da CoronaVac na tarde desta segunda-feira; governador João Doria participou do ato

Por André Rossi

18 jan 2021 às 16:31 • Última atualização 04 fev 2021 às 14:58

A técnica de enfermagem Liane Tinoco, de 48 anos, que atua no HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), foi a primeira vacinada contra o novo coronavírus (Covid-19) na região de Campinas.

A profissional de saúde recebeu a primeira dose da CoronaVac na tarde desta segunda-feira (18), durante evento no HC, em Campinas. O governador João Doria (PSDB) foi até o local para participar do início da imunização no interior paulista.

Liane Tinoco é a primeira pessoa fora da Capital a ser vacinada contra a Covid-19 – Foto: Governo do Estado de São Paulo

Antes disso, na manhã desta segunda-feira, um lote com quatro mil doses da vacina CoronaVac chegou no HC da Unicamp. O carregamento foi enviado pelo Instituto Butantan.

O HC foi o primeiro local da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a receber o imunizante. O plano de vacinação contempla, inicialmente, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Liane também se tornou a primeira pessoa fora da cidade de São Paulo a receber a vacina, que teve seu uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último domingo (17).

Baiana, Liane tem 14 anos de experiência como técnica de enfermagem atua na linha de frente do HC no combate à pandemia.

“Estou muito grata por estar aqui e me sinto honrada pelo convite para receber a primeira dose da vacina. O que nós esperamos é que a vacina vai dar certo e todos devem confiar que vai dar certo. Eu aceitei o convite e estou me sentindo muito grata por isso”, disse Liane.

Distribuição
Teve início nesta segunda-feira o envio de doses da vacina do Butantan para imunização contra Covid-19 nos hospitais-escola regionais, no interior, para priorização dos profissionais de saúde. Além do HC da Unicamp, são eles: Hospitais das Clínicas de Botucatu, Marília, Ribeirão Preto e Hospital de Base de São José do Rio Preto.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, grades de vacina e insumos serão enviados a polos regionais para redistribuição às prefeituras a partir desta terça-feira (19). Ainda não há um cronograma divulgado sobre quantas doses as cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) receberam neste primeiro momento.

“A recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia, podendo também imunizar a população indígena com apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local”, traz a nota do Estado.

Publicidade