05 de março de 2021 Atualizado 07:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Vestibular

Provas da segunda fase do vestibular 2021 da Unicamp começam nesta segunda

Além de Campinas, os exames serão aplicados em mais 21 cidades do País

Por Milton Paes

08 fev 2021 às 10:46 • Última atualização 08 fev 2021 às 11:22

Começa nesta segunda-feira e segue amanhã (9) a segunda fase das provas do vestibular 2021 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). São 15.470 candidatos que concorrem a 3.237 vagas para 69 cursos de graduação da universidade.

No total, 77.655 candidatos foram inscritos, sendo que 66.936 estiveram presentes na primeira fase: uma abstenção geral de 13,8% – o maior percentual desde 2003. Dos 66,9 mil, apenas 15,4 mil foram selecionados para a segunda fase.

Hoje serão aplicadas as provas comuns a todos os candidatos, que incluem redação, questões de língua portuguesa e de língua inglesa. Já amanhã, além das questões de matemática e as provas indisciplinares de ciências humanas e ciências da natureza, serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso do candidato.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova tem duração de cinco horas e o candidato poderá deixar a sala a partir das 15h. Além de Campinas, os exames serão aplicados em mais 21 cidades do País, sendo seis capitais, entre elas São Paulo, e outras 15 cidades paulistas.

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) anunciou que usará 715 salas para aplicar as provas, mais que o dobro do ano passado para evitar a contaminação pela Covid-19. Em média, serão 20 candidatos por sala, que devem usar máscara e manter distanciamento de no mínimo 1,5 metro. Os candidatos devem levar álcool em gel e máscaras extras para serem trocadas durante a aplicação das provas, caso ocorra necessidade.

Os candidatos devem levar também o documento original de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

A Comvest libera que o candidato leve água, sucos, doces e também permite o uso de bermudas e vestimentas leves. Segundo a comissão, os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Após a segunda fase, a Unicamp aplica as provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. Os exames serão feitos nos dias 11 e 12, somente em Campinas.

A primeira chamada para os aprovados será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online no dia 15, pela página eletrônica da Comvest.

Publicidade