27 de abril de 2024 Atualizado 13:24

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Paciente que usou ‘kit Covid’ aguarda transplante de fígado no HC da Unicamp

Hospital confirmou que ele desenvolveu hepatite medicamentosa pelo uso indiscriminado dos remédios, que não possuem eficácia comprovada contra a Covid-19

Por Milton Paes

24 de março de 2021, às 09h40 • Última atualização em 24 de março de 2021, às 09h46

O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas, confirmou que um morador de Indaiatuba entrou na fila de transplante de fígado após desenvolver hepatite medicamentosa por utilizar o “kit Covid”, conjunto de medicamentos sem eficácia comprovada contra o vírus.

O kit, inclusive, é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e envolve o uso de remédios como a ivermectina, a hidroxicloroquina e a azitromicina. O homem tem cerca de 50 anos e sem doenças preexistentes.

Ele está internado no HC e deve ser inserido na lista para transplante de fígado na sexta-feira (26) após a realização de novos exames.

O paciente foi atendido no HC da Unicamp no final de janeiro, após ter sido atendido inicialmente na capital paulista e transferido para o HC, com a pele e olhos amarelados e com histórico do uso de medicamentos como ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, além de zinco e vitamina D, sob prescrição médica. Ele foi diagnosticado com a Covid-19 há cerca de três meses.

A professora e médica da unidade de transplante hepático do HC da Unicamp, Ilka Bonin, disse que o paciente chegou ao HC com síndrome de doença hepática pós-Covid. No entanto, após exames específicos houve a constatação de uma hepatite medicamentosa que causou a destruição dos dutos biliares.

Segundo a médica, os quadros de Covid e de hepatite medicamentosa são diferentes. A equipe médica tem observado um aumento de pacientes que tem feito o uso indiscriminado das medicações do chamado “tratamento precoce” contra o coronavírus, que tem levado ao quadro de hepatite medicamentosa.

Publicidade