Covid-19
HC da Unicamp lota e suspende cirurgias e atendimentos no pronto-socorro
Suspensão vale por 24 horas para atendimentos no PS, enquanto cirurgias eletivas estão vetadas até dia 26
Por Milton Paes
09 de março de 2021, às 18h36 • Última atualização em 09 de março de 2021, às 18h44
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/campinas/hc-da-unicamp-lota-e-suspende-cirurgias-e-atendimentos-no-pronto-socorro-1458442/
A superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp anunciou nesta terça-feira (9) a suspensão dos atendimentos no pronto-socorro por 24 horas e das internações para cirurgias eletivas até o dia 26 de março.
A medida se deve à superlotação do pronto-socorro da unidade, que está trabalhando com 350% da capacidade operacional, o que inclui duas salas de emergência (vermelha) destinada à estabilização dos pacientes graves que chegam à unidade.
Segundo a direção do HC, nos últimos dias houve um aumento expressivo de procura espontânea de casos com síndromes respiratórias que lotaram a unidade.
“A medida de suspensão de internações para cirurgias eletivas é para dar vazão aos pacientes do PS. O comunicado foi enviado à central estadual de regulação de vagas (Cross), para os serviços de resgate das rodovias, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), prefeituras da região e grupamento Águia da PM (Polícia Militar). Essa medida do PS será por 24 horas e será avaliada para decidir a suspensão ou manutenção da restrição. Todos leitos de UTI e enfermarias do hospital estão ocupados, inclusive os destinados a pacientes com coronavírus”, diz o HC em nota.
No momento, segundo o hospital, o pronto-socorro está com 67 pacientes, sendo 41 com indicação de internação em enfermarias, dos quais 14 têm quadro confirmado de Covid-19. Oito pacientes graves estão entubados.
Ocupação de leitos
A ocupação dos leitos de UTI Covid vive uma situação grave. Campinas conta nesta terça-feira com 326 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 304 estão ocupados, o que corresponde a 93,25%. Há 22 leitos livres. Na rede municipal, havia apenas um leito disponível nesta terça.
- SUS Municipal: 119 leitos, dos quais 118 estão ocupados, o que equivale a 99,16%. Há 1 leito livre.
- SUS Estadual: 30 leitos, dos quais 30 estão ocupados, o que corresponde a 100%. Não há leito livre.
- Particular: 177 leitos, dos quais 156 estão ocupados, o que equivale a 88,14%. Há 21 leitos livres.