18 de abril de 2021 Atualizado 08:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

Prefeitura de Campinas instala 400 contêineres para coleta de lixo mecanizada

Cada contêiner tem capacidade de 1 mil litros e deve beneficiar 40 mil pessoas no município

Por Milton Paes

31 mar 2021 às 13:17 • Última atualização 31 mar 2021 às 17:11

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a prefeitura de Campinas disponibilizou 400 contêineres para coleta mecanizada de lixo nos bairros Proença e Ponte Preta. Cada contêiner tem capacidade de 1 mil litros e deve beneficiar 40 mil pessoas. Desta forma, os moradores podem colocar o lixo a qualquer hora nos novos coletores.

Contêineres foram instalados na noite de terça-feira na região dos bairros Proença e Ponte Preta – Foto: Manoel de Brito / Prefeitura de Campinas

O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, destaca que o contêiner torna a coleta de lixo mais saudável sob o ponto de vista sanitário, pois evita que sacos de lixos sejam colocados na calçada e consequentemente rasgados por cães e gatos.

“É um processo de modernização da coleta. É importante que as pessoas incorporem o novo modelo. Muda a qualidade de vida no bairro”, diz

Acompanhe a cobertura do LIBERAL sobre Campinas

O prefeito Dário Saadi e o secretário acompanharam a colocação dos coletores na noite de terça-feira (30). Eles também puderam acompanhar a limpeza dos contêineres. O processo é realizado por um caminhão especial, com braço basculante para subir e descer o contêiner, que fecha hermeticamente para a higienização, feita com água, sabão e produtos sanitizantes para eliminar microorganismos.

Na Parceria Público Privada (PPP) do Lixo está definido que toda a cidade passe a adotar o modelo de contêineres para coleta mecanizada em um prazo de cinco anos.

Campinas conta com 4.400 contêineres de coleta de lixo nos bairros do Centro, Cambuí, Proença, Ponte Preta, Chácaras Primavera, Distritos de Sousas, Joaquim Egídio, Barão Geraldo e na Cidade Universitária.

Publicidade