26 de abril de 2024 Atualizado 10:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eventos clandestinos

Bombeiros de Campinas devem atuar na fiscalização e combate a festas

Atuação da corporação pode facilitar a interdição dos espaços onde ocorre eventos clandestinos pela falta de alvará, por exemplo

Por Milton Paes

04 de março de 2021, às 11h34 • Última atualização em 04 de março de 2021, às 13h14

O Corpo de Bombeiros pretende participar da força-tarefa formada pela Prefeitura de Campinas para fiscalizar e coibir festas realizadas irregularmente sem respeito às normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) explicou que, com a participação da corporação, ficaria aberta a possibilidade de que os locais fossem vistoriados também em relação às normas de segurança exigidas pelos Bombeiros.

Dário recebeu a corporação em reunião para discutir o assunto – Foto: Manoel de Brito / Prefeitura de Campinas

A questão foi discutida no final da tarde desta quarta-feira (3) entre o prefeito, o coronel Victor de Freitas Carvalho, responsável pelo Comando de Bombeiros do Interior 1, com sede em Campinas, e o major Kleber Moura de Oliveira, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, em encontro no Paço Municipal.

As verificações, principalmente em chácaras e áreas usadas para festas clandestinas, seriam em conjunto com os fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e da Guarda Municipal de Campinas.

Dessa forma, seria possível não apenas multar por infração sanitária, por conta da pandemia de Covid-19, mas também realizar a interdição pela falta de alvará e, se for o caso, enquadrar legalmente os proprietários por condições das construções fora das normas de segurança dos Bombeiros.

O prefeito informou que as propostas serão avaliadas e que o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas Christiano Biggi fará a interlocução para o encaminhamento entre as pastas envolvidas na área.

Também participaram do encontro o capitão Fábio Pedron, subcomandante do 7º Grupamento; capitão Samuel de Andrade, subcomandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Campinas; e o capitão Luiz Baccin, chefe da seção técnica do 7º Grupamento.

O prefeito Dário Saadi destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros.
“Muitas vezes, as pessoas pensam que a atuação é apenas nas ocorrências de combate ao fogo. Mas a prevenção, os resgates, que já presenciei várias vezes, e o trabalho operacional também são fantásticos”, avaliou.

Além de estreitar as relações entre o município e o comando dos Bombeiros, a reunião também foi uma oportunidade para a discussão de propostas visando aprimorar a atuação da corporação em Campinas.

Publicidade