14 de outubro de 2024 Atualizado 08:53

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Água

Baixo nível de rio na captação de água afeta abastecimento em Americana

Segundo o DAE, para manter a qualidade, o tratamento de água tem levado mais tempo que o normal

Por Redação

13 de outubro de 2024, às 12h29 • Última atualização em 14 de outubro de 2024, às 08h53

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informou no início da tarde deste domingo (13) que, por conta da baixa vazão do Rio Piracicaba no ponto da captação do município, o tratamento de água tem levado mais tempo que o de costume nos últimos dias, o que tem afetado o abastecimento de água em algumas regiões da cidade.

A autarquia afirmou estar trabalhando na capacidade máxima de captação e tratamento da água, no entanto, para que sejam mantidos os níveis de qualidade da água fornecida para a população, o tratamento tem levado mais tempo.

Ponto de captação de água no Rio Piracicaba, em Americana – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Neste domingo houve registros de intermitência na região da Praia Azul, Chácara Letônia, Parque Novo Mundo, Cidade Jardim e Jardim Ipiranga.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

De acordo com informações dos técnicos do DAE, os filtros utilizados para o tratamento da água estão sendo lavados 5 vezes mais que o normal, utilizando grande quantidade de água para este processo.

A autarquia destacou ainda que é necessário que a população faça uso consciente da água, evitando lavar calçadas e carros, até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para elevar o nível do rio.

Medidas

Na manhã deste domingo, o prefeito Chico Sardelli (PL) acionou o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado, solicitando apoio para amenizar os problemas causados pela falta de chuva. Uma equipe do DAEE será enviada à cidade nesta segunda-feira (14) para analisar a situação e apresentar alternativas.

Americana também tem mantido contato constante com a ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o Consórcio PCJ, que têm monitorado o cenário hídrico de toda a região.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade