27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Taxa de ocupação de leitos para Covid cresce em Americana

No total, há 19 pacientes internados em leitos exclusivos de coronavírus no Hospital Municipal

Por Marina Zanaki

25 de novembro de 2020, às 08h02

A ocupação dos leitos exclusivos para tratamento de pacientes suspeitos ou com confirmação de Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi aumentou em relação à semana passada.

A enfermaria passou de 44% de ocupação no dia 18 de novembro para 61% nesta terça – essa taxa de ocupação é semelhante ao cenário observado em setembro.

Os leitos com respiradores passaram de 35% de ocupação na semana passada para 47% nesta terça. No total, há 19 pacientes internados em leitos de Covid-19 no HM, dos quais oito usam respiradores.

O LIBERAL questionou sobre a procura de pacientes com suspeita e casos leves de coronavírus na unidade, mas a prefeitura não respondeu.

A ocupação geral de leitos em hospitais da cidade, incluindo a rede privada, está em 25% nas enfermarias e 29% nos leitos avançados.

O Hospital Unimed informou que os atendimentos de síndrome gripal quadruplicaram nesta semana. No início do mês, o hospital tinha um internado em leito de Covid-19, e nesta terça eram nove.

“Já readequamos nosso fluxo para essa demanda. Quanto à tendência, consideramos muito cedo para saber como o número de casos vai evoluir”, disse o hospital.

Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Maria Rita Donalisio Cordeiro avalia que o aumento observado em diversos locais do País, incluindo a região de Campinas, está relacionado a um relaxamento das medidas de prevenção.

“Temos visto aumento de casos leves, com sintomas gripais, e nas internações. Ainda não temos impacto nos óbitos, esperamos que não tenha. Mas já é preocupante, independente de ser uma segunda onda, é uma inversão da tendência que estava caindo a incidência. É um repique, uma leve subida, uma segunda onda? E as proporções? Não sabemos ainda”, analisou.

Mortes
Nesta terça-feira, a prefeitura informou quatro novas mortes pela doença, chegando a 175 vítimas da pandemia, e que irá voltar a divulgar boletins diários da situação epidemiológica da Covid em função no aumento no número de casos.

Publicidade