17 de setembro de 2024 Atualizado 09:53

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SERVIÇO

Substituto da unidade da Receita Federal, PAV passa de 2 mil atendimentos em Americana

Prédio da Receita, que ficava na Rua Sete de Setembro, foi devolvido ao dono; veja serviços oferecidos pelo PAV

Por Gabriel Pitor

14 de setembro de 2024, às 07h57 • Última atualização em 14 de setembro de 2024, às 15h08

Em pouco mais de três meses de funcionamento no Ganha Tempo do Empreendedor, o PAV (Posto de Atendimento Virtual) de Americana já realizou mais de 2 mil atendimentos, segundo dados da prefeitura enviados ao LIBERAL.

O local se tornou um substituto da agência da Receita Federal, que ficava na Rua Sete de Setembro e fechou em junho deste ano – medida que foi alvo de críticas de entidades.

De acordo com o levantamento da administração, 788 atendimentos foram para orientações sobre documentações e como fazer solicitações por meio dos sites do governo federal. Na sequência, vem a protocolização de documentos com 523 e inscrição, regularização ou alteração no CPF (Cadastro da Pessoa Física), com 381.

Agência da Receita Federal foi fechada em junho deste ano – Foto: Leonardo Matos/Liberal

“Esse serviço do CPF é fundamental porque acaba impactando toda a vida da pessoa. O CPF é necessário para abrir uma conta ou uma empresa, por exemplo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Também foram realizados, desde junho, 180 atendimentos para pesquisa fiscal e cadastral, 152 para cópia de documentos ou declarações, 44 para emissão de documentos de arrecadação e 21 para criação de conta no sistema do governo federal.

“É muito importante para a cidade ter um ponto de atendimento, porque mesmo que os serviços estejam disponíveis de forma online, várias pessoas precisam da orientação física. Hoje é o serviço mais procurado na secretaria”, disse Rafael.

Devolução

Ao LIBERAL, a Receita Federal informou que o prédio da Rua Sete de Setembro já foi devolvido ao proprietário e que o mobiliário foi doado. O órgão ainda avalia positivamente o trabalho feito pelos PAVs, já que aumenta a capilaridade e conclui, sem agendamento, mais de 80% dos serviços oferecidos.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Em fevereiro deste ano, o FDCA (Fórum de Desenvolvimento e Cidadania de Americana), formado por dez entidades, entre elas o Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e a Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana), protestou contra o fechamento da agência.

Segundo a instituição, os PAVs têm como foco “questões corriqueiras relacionadas, na sua maioria, a serviços de pessoas físicas”, fazendo com que empresários busquem outras cidades para alguns atendimentos.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade