30 de abril de 2024 Atualizado 19:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

'VIDA LONGA'

Secretário estadual de Habitação assina convênio para construção de moradia gratuita para idosos

Ao todo, 28 casas serão construídas em área cedida pela prefeitura na região do Jaguari, em Americana

Por Ana Carolina Leal

16 de dezembro de 2021, às 21h03 • Última atualização em 16 de dezembro de 2021, às 21h06

O secretário estadual de Habitação de São Paulo, Flavio Amary, esteve nesta quinta-feira (16), em Americana, para assinar o convênio do programa habitacional “Vida Longa”, destinado a idosos em situação de vulnerabilidade social. Gratuitas, as moradias – 28 ao todo – serão construídas em uma área cedida pela prefeitura na região do Jaguari, próximo ao Ciep Professora Maria Nilde Mascellani.

Flavio Amary esteve junto do prefeito Chico Sardelli – Foto: Marilia Pierre / Prefeitura de Americana

A Câmara Municipal aprovou nesta quinta, em segunda discussão, o projeto de lei que autoriza o convênio entre a prefeitura e o governo do Estado no valor de R$ 4,8 milhões para implantação do programa.

Idealizado pela Secretaria Estadual da Habitação e de Desenvolvimento Social em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo, a iniciativa tem como objetivo oferecer moradias gratuitas a pessoas com 60 anos ou mais sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados com renda mensal de até dois salários mínimos.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“O município dispõe para o Estado uma área de 5 a 6 mil metros quadrados, próxima de UBS [Unidade Básica de Saúde], supermercado, farmácia, exigências do programa. E eles desenvolvem projeto de execução dessas 28 casinhas com 28 metros quadrados cada uma”, explicou Luiz Carlos Cezaretto, secretário municipal de Habitação, durante apresentação do projeto na sessão da câmara.

O recurso é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Habitação e posteriormente é transferido à CDHU.  Ao município cabe, além de ceder a área, gerir as moradias, ofertar serviço socioassistencial, custear a gestão comunitária e a manutenção do prédio e identificar possíveis beneficiários e promover sua inclusão no programa, entre outros trabalhos.

Publicidade