26 de abril de 2024 Atualizado 22:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ATENDIMENTO

Secretário confirma unidade de saúde 24 horas em Americana no 2º semestre

Modelo pode ser usado na instalação do São José ou na região do Parque Gramado, de acordo com informações de Danilo Oliveira

Por Rodrigo Alonso

23 de março de 2022, às 07h36 • Última atualização em 23 de março de 2022, às 08h49

Americana terá uma nova unidade de saúde 24 horas no 2º semestre, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira. A prefeitura já decidiu que vai implementar esse modelo de atendimento na unidade do São José, situada na Avenida Cillos, e na região do Parque Gramado.

Porém, a tendência é que só um desses locais se transforme em UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas ainda neste ano. Falta definir qual. A unidade do São José, por já ter uma estrutura quase pronta, leva vantagem.

Secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

“Para decidir uma Unidade de Pronto Atendimento, a gente tem de estudar bem o acesso, a questão populacional. Hoje, já existe uma unidade que tem preparo para ser iniciada uma UPA 24 horas, como o ministério [da Saúde] quer, que é a do São José, que já foi uma UPA e só precisa de uma breve reforma”, disse Danilo ao LIBERAL.

No caso da região do Parque Gramado, o Executivo está em dúvida entre duas unidades: a UBS Parque Gramado, cuja reforma foi entregue pela prefeitura nesta terça, e a Dona Rosa.

O secretário apontou que o governo Chico Sardelli (PV) tem como meta abrir uma unidade 24 horas por ano. Atualmente, esse modelo só funciona no Zanaga e no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

“Nós sabemos o que é uma mãe sem carro, um pai sem veículo, sem comunicação, sem ônibus de madrugada, pegar seu filho e levar para um hospital. Você tendo um posto de atendimento 24 horas, está do lado da sua casa. É isso que nós queremos”, afirmou o prefeito enquanto discursava na entrega da reforma da UBS Parque Gramado.

Mário Covas. Antes dessa cerimônia, Chico visitou a unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Mário Covas, que passou por reforma e está à disposição.

“Uma população de aproximadamente 2,5 mil a 3 mil pessoas”, comentou Danilo, que acompanhou o prefeito.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Atualmente, o espaço também abriga a estrutura da ESF do Parque da Liberdade, cuja equipe compartilhava o mesmo espaço da UBS Parque Gramado.

Publicidade