21 de maio de 2024 Atualizado 00:12

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

POLUIÇÃO

Reunião reforça necessidade de solução regional para a Represa do Salto Grande

Assunto foi debatido durante encontro para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC

Por Rodrigo Alonso

17 de março de 2022, às 07h23 • Última atualização em 17 de março de 2022, às 07h24

Autoridades reforçaram nesta quarta-feira a necessidade de uma solução regional para a poluição da Represa do Salto Grande. O assunto rendeu debate na segunda audiência pública do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em Americana, no Clube do Bosque.

Discussão contou com a presença de autoridades – Foto: Susy Coutinho / Prefeitura de Americana

A reunião contou com a presença de representantes das cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor, além de Americana.

Em elaboração na RMC, o PDUI vai estabelecer diretrizes e apontar os meios necessários para a realização de ações governamentais conjuntas entre os municípios da região.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), afirmou que a questão da Represa do Salto Grande será inserida nesse plano.

“Americana está preocupada com a represa, que nós vamos colocar. Estamos trabalhando nesse sentido”, disse o mandatário em entrevista ao jornalista Jairo Guilherme Silva, das rádios Gold 94.7 FM e Clube AM 580.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), também destacou a importância de uma mobilização regional pela preservação da represa. “A poluição regional traz um reflexo muito grande para a represa de Americana”, comentou.

Além de Chico e Ivan, o encontro reuniu os deputados estaduais Castello Branco (PL) e Dirceu Dalben (PL); o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania); o presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins (PV); o diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Benjamim Bill Vieira de Souza; o presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Garcia, o Pelé (PSDB); entre outras autoridades.

Já houve uma reunião sobre o PDUI na última segunda, em Campinas, e haverá um terceiro e último encontro nesta sexta, em Jaguariúna. Quando estiver pronto, ainda neste semestre, o plano irá para votação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

“O que vai ser discutido ainda vai ter dez dias para que possa ser revisto, para que possa ser copilado todos os dados. Vai ter um site para que as pessoas possam colocar sua opinião”, declarou Bill.

Publicidade