Procon dá 7 dicas para aproveitar as promoções da Black Friday

Procon de Americana elencou sete dicas aos consumidores para evitar golpes e cuidados a se tomar na hora da compra


Antecedendo às compras da promoção Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro em diversas lojas do País, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Americana elencou sete dicas aos consumidores para evitar golpes e cuidados a se tomar na hora da compra.

Pesquisa

O órgão municipal recomenda que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que pretende comprar e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços. Isso irá ajudar a saber se os produtos estão com preços realmente promocionais.

Prazo de entrega e frete

Outra dica do Procon, é observar o prazo de entrega, as condições de entrega e o valor do frete, já que muitas vezes o preço exibido não inclui o custo do envio. Além disso, é preciso verificar, antes da compra do produto, sobre a política de troca da empresa.

Sites confiáveis

A terceira dica é evitar entrar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais e realizar compras nestes sites. É importante verificar a segurança do site, se o endereço eletrônico apresenta o protocolo HTTPS, verificado na barra do navegador e pelo uso de certificados.

“Sempre orientamos que a pessoa faça compras em sites conhecidos e devidamente registrados, com CNPJ. É importante que o consumidor grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor”, comentou o coordenador do Procon, José Francisco Montezelo.

Embalagem

O Procon informa, ainda, que qualquer produto, seja nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Arrependimento

A quinta dica do órgão municipal é especialmente para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

Direitos

As compras realizadas no período da Black Friday seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor. Isso significa que todas as ofertas anunciadas por sites e lojas físicas precisam ser cumpridas. Caso contrário, o consumidor deve reclamar no Procon e na Justiça.

Nota fiscal

A sétima dica do Procon é solicitar a nota fiscal. É importante que o consumidor sempre exija a nota fiscal e guarde os comprovantes tanto nas lojas online, quanto físicas. “Qualquer dúvida ou problema que o consumidor tenha, orientamos que sempre venha ao Procon para que possamos analisar os casos”, finalizou o coordenador.

O Procon de Americana fica localizado no Paço Municipal, na Avenida Brasil, 85, Centro em Americana. O horário de atendimento ao consumidor é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora