26 de abril de 2024 Atualizado 21:33

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Prefeitura e entidades de Americana fazem apelo a Doria por retomada das atividades

“Não faz sentido esvaziar os corredores comerciais enquanto também os hospitais do município estão esvaziados”, traz a carta enviada ao governador

Por André Rossi

28 de abril de 2020, às 17h50 • Última atualização em 28 de abril de 2020, às 20h28

A Prefeitura de Americana, em conjunto com nove entidades da cidade, enviou nesta segunda-feira (27) uma carta de apelo ao governador de São Paulo, João Doria, na qual pede a retomada das atividades econômicas durante a quarentena vigente para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A elaboração do documento foi articulada em reunião entre as partes no dia 22 de abril. Os envolvidos pedem que seja encontrado um meio termo para retomar os trabalhos com segurança e apontam que “não faz sentido esvaziar os corredores comerciais enquanto também os hospitais do município estão esvaziados”.

O LIBERAL teve acesso ao pedido, no qual os órgãos ressaltam que a luta para conter a doença “exige sacrifícios de todos nós e nos obriga uma série de mudanças na nossa rotina”. Entretanto, entendem que há um equívoco na forma como a crise está sendo tratada pelo Estado no interior paulista.

Comércio segue fechado em Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Tomando por base dados alarmantes na capital paulista, o Estado faz determinações restritivas para todos, sem que fossem levadas em conta características específicas e nem tampouco os números locais. Hoje, por exemplo, cidades com menos de 10 casos de Covid-19, sem comprometimento dos seus leitos, estão com praticamente todas as suas atividades econômicas paralisadas em função da quarentena”, traz a carta.

A prefeitura cita que a cidade dispõe de ala voltada apenas para Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, estrutura para hospital de campanha e um total de 68 leitos com respiradores, dos quais “um número mínimo” vem sendo ocupado. O Governo Omar Najar (MDB) menciona ainda que o município está sendo submetido “a regime de paralisia desproporcional aos problemas que enfrenta na saúde”.

Espaço do Hospital Municipal já está preparado para receber pacientes do novo coronavírus – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Não faz sentido esvaziar os corredores comerciais enquanto também os hospitais do município estão esvaziados. Solicitamos à Vossa Excelência que se estabeleça uma interlocução com autoridades de Saúde do Estado, com vistas a encontrar um meio termo que permita a retomada dos trabalhos com segurança e garanta, ao mesmo tempo, equilíbrio financeiro e saúde pública”, diz o documento.

Além da prefeitura, assinam a carta a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), AEAA (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana), Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana), Sincoam (Sindicato dos Contabilistas de Americana, Sumaré, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelegam, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de fios e tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré).

Casos

A Prefeitura de Americana informou nesta terça-feira (28) que recebeu o resultado de mais oito casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). Desses, sete são pacientes já curados.

Com essas atualizações, a cidade tem 49 casos positivos, dos quais 30 já estão curados. Até agora, foram registradas três mortes por conta da doença.

No município, ao menos 19 bairros têm ou tiveram moradores infectados pelo novo coronavírus.

Publicidade