27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Segurança

PM faz ação para ampliar segurança nas escolas de Americana

Na visita, policial sugere ações contra o crime, como um muro mais alto, poda de árvores, melhora na iluminação, entre outras medidas

Por Ana Carolina Leal

11 de maio de 2022, às 07h36

Policiais da 1ª Companhia do 19° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) realizam desde segunda-feira a operação Escola Mais Segura em Americana. A ação envolve o efetivo da ronda escolar e outras modalidades de policiamento.

Segundo o primeiro tenente Tiago Augusto Costa e Silva, comandante da operação, o objetivo é ampliar a segurança nos ambientes escolares e inibir a prática de crimes.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A ação acontece cerca de dez dias depois de a Escola Estadual Monsenhor Nazareno Magi, em Americana, publicar uma nota alertando pais e responsáveis a respeito de uma ameaça de massacre prevista para 29 de abril.

No comunicado, divulgado nas redes sociais, a direção da escola diz que foram informados que estudantes do ensino médio que integram o Programa Ensino Integral estavam divulgando por meio do Tik Tok, um aplicativo de vídeo, mensagens de um massacre. O caso foi comunicado às Polícias Militar e Civil.

Operação Segura nas escolas feita pela Polícia Militar – Foto: Polícia Militar / Divulgação

Na operação, policiais militares fazem patrulhamento motorizado nos arredores dos colégios, abordagens a pessoas e veículos em locais suspeitos e acompanhamento da entrada e saída dos alunos.

“O intuito é otimizar o emprego operacional, intensificar as atividades preventivas e reforçar a presença no entorno das escolas e adjacências, principalmente nos pontos de maior incidência criminal”, afirma o tenente. 

Ao todo, serão vistoriadas 44 escolas estaduais. Nas visitas, o policial verifica e sugere ações contra o crime, como muro mais alto, poda de árvores, melhora na iluminação, colocação de portas e portões, sinalização de faixas de pedestres e também a rotina das escolas.

De acordo com o tenente, algumas medidas de competência municipal serão encaminhadas para o setor responsável da prefeitura. “Iremos gerar um relatório, que servirá para nosso banco de dados e também para os diretores das escolas, secretarias de Educação e Segurança Pública, sobre condições favoráveis para atos delituosos relacionados ao ambiente escolar, visando a solução dos problemas encontrados em conjunto com a comunidade”, conclui.

Publicidade