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TRÂNSITO

Plano de mobilidade prevê desde criação de secretaria até duplicação da Estrada Ivo Macris

Ao todo, foram traçadas 151 metas de curto, médio e longo prazo, divididas em diferentes categorias

Por Rodrigo Alonso

13 de abril de 2023, às 07h59 • Última atualização em 13 de abril de 2023, às 10h13

As diretrizes foram apresentadas pela servidora municipal e socióloga Maria Aparecida Martins Feliciano - Foto: Rodrigo Alonso - Liberal

O Plano de Mobilidade Urbana de Americana vai prever desde a criação de uma secretaria específica para esse setor na prefeitura até a duplicação da Estrada Municipal Ivo Macris. As diretrizes que vão nortear o planejamento foram apresentadas pela administração nesta quarta, em audiência pública realizada na câmara.

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Ao todo, há 151 metas de curto, médio e longo prazo, divididas em diferentes categorias: transporte a pé, cicloviário, semi-público (táxis e vans ou ônibus escolares), coletivo, tráfego, transporte de carga, segurança viária, transporte hidroviário, aéreo e ferroviário.

A previsão é cumprir as diretrizes de curto prazo, que são 87, em até três anos, mas a prefeitura tentará tirá-las do papel ainda no governo Chico Sardelli (PV), segundo o secretário municipal de Planejamento, Diego Guidolin – o mandato termina ao final de 2024.

A criação da Secretaria de Mobilidade Urbana está prevista numa lista de diretrizes gerais, que não têm um prazo estipulado. Também ainda não há uma confirmação se a pasta será criada por Chico. De acordo com Diego, essa foi uma ação sugerida por técnicos da prefeitura.

“Não foi uma sugestão política. Foi uma sugestão técnica, tamanha a importância do tema da mobilidade urbana”, afirmou.

Quanto à duplicação da Ivo Macris, trata-se de uma meta de longo prazo, ou seja, para daqui aproximadamente dez anos.

No entanto, o plano prioriza os pedestres, com direito a obras de acessibilidade e ações que buscarão reduzir a velocidade dos veículos para evitar atropelamentos.

Entre as diretrizes de curto prazo, pretende-se, por exemplo, implantar cronômetros para travessia de pedestres em todos os cruzamentos semaforizados do município e viabilizar a implantação de rampas acessíveis em todas as calçadas da região central.

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Exigência nacional

Esse planejamento faz parte da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída em 2012 pela lei federal 12.587. Em 2020, a lei federal 14.000 determinou que municípios com até 250 mil habitantes devem implantar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana até abril de 2023.

Trânsito na Avenida Cillos, uma das vias mais movimentadas de Americana – Foto: Arquivo/Liberal

Diego informou que a prefeitura deve enviar o plano para aprovação na câmara daqui dez a 15 dias, por meio de projeto de lei. Após o recebimento da proposta, o Legislativo ainda deverá realizar duas audiências públicas sobre assunto antes da votação.

A reunião desta quarta contou com a presença de três vereadores: Lucas Leoncine (PSDB), Professora Juliana (PT) e Silvio Dourado (PL). As diretrizes foram apresentadas pela servidora municipal e socióloga Maria Aparecida Martins Feliciano.

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