21 de outubro de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

DESATENDIDOS

Pacientes não conseguem renovar receitas por falta de médicos no ESF Mário Covas

A informação concedida aos pacientes é de que a médica responsável está de férias e retorna no mês que vem

Por Stela Pires

16 set 2021 às 07:42 • Última atualização 16 set 2021 às 10:13

Pacientes não conseguiram renovar receitas médicas nesta terça-feira (14) por causa da falta de médicos no ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Mário Covas, em Americana. A informação concedida à eles é que a médica responsável está de férias e retorna no dia 15 de outubro.

Aparecida Vilanova e a mãe, Antônia: descaso e falta de medicamentos preocupam – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

O LIBERAL apurou com moradores da região do Mário Covas e Parque da Liberdade que comparecerem ao posto para o dia de troca de receitas, que acontece de terça e quinta-feira, que em nenhum momento o ESF tentou comunicá-los sobre a falta de médico.

“Tinha gente com andador, tinha gente na cadeira de rodas, alguns tem carro, outros não. Tão longe, nem para ligarem avisando”, contou a aposentada Aparecida Calil Vilanova, de 64 anos, que precisa renovar as receitas da mãe de 84. O trajeto da casa dela ao postinho dura 23 minutos andando.

A mãe de Aparecida, Antônia Pereira Vieira, faz uso dos remédios controlados Rivotril, para dormir, e Paco, para dor. Antonia se acidentou em uma queda dentro da própria casa a dois anos e não consegue ficar sem o remédio para dor. “Para dor eu ainda consigo comprar outro remédio, mas esse é o único que consegue aliviar a dor do tombo. E para ela dormir?”, desabafou a filha.

Segundo ela, além da falta de médico para troca de receitas, o posto também está sem médicos para consulta.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Americana confirmou que há uma profissional de férias. “A equipe da unidade está encaminhando para um outro profissional a renovação de receitas, cujo vencimento é anterior ao retorno dessa médica. Aquelas receitas com vencimento posterior ao retorno dela, serão tratadas com a profissional”, explicou a administração.

Publicidade