17 de outubro de 2024 Atualizado 22:51

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2024

Omar Najar desiste de candidatura e confirma apoio ao ex-vereador Renato Martins

Ex-prefeito confirmou a decisão ao LIBERAL nesta terça-feira; Martins deve ter como vice a gestora educacional Sandra Villanassi

Por Gabriel Pitor

23 de julho de 2024, às 19h44 • Última atualização em 24 de julho de 2024, às 09h56

Omar Najar (MDB) está fora da disputa para prefeito de Americana nas eleições de outubro. O empresário e ex-chefe do Executivo do município, de 2015 a 2020, confirmou ao LIBERAL, nesta terça-feira (23), que abriu mão de participar da eleição municipal e dará apoio ao ex-vereador e advogado Renato Martins (Republicanos), que ocupou a cadeira no Legislativo em 2019 e 2020, após falecimento de Judith Batista.

Na tarde desta terça, o neto de Omar esteve em São Paulo para alinhar com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e com integrantes do diretório estadual do Republicanos o apoio a Martins no pleito de Americana, que provavelmente terá como vice a gestora educacional Sandra Villanassi (MDB).

Omar Najar desistiu da candidatura para prefeito de Americana – Foto: Arquivo / Liberal

A coligação, até o momento, é formada por Republicanos, MDB e Avante, mas poderá ganhar outras siglas após intermediações do ex-prefeito.

“Não vou, não [sair candidato]. O meu neto já foi a São Paulo para comunicar o Baleia Rossi sobre esse apoio e parece que teve boa aprovação. Foi conversado com todos os nossos vereadores e eles optaram por isso, acharam melhor o partido [MDB] apresentar uma vice para o Renato Martins”, disse Omar à reportagem.

Segundo o empresário, a desistência é explicada pelo entendimento do seu grupo político em dar oportunidade a outros candidatos. “O pessoal está disposto. Acho nada errado. Cada um está procurando o melhor para a cidade e é o que nós queremos”, ponderou.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para confirmar a candidatura da chapa será necessária a aprovação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), André do Prado (PL), o que pode acontecer nesta quarta (24).

Também em conversa com o LIBERAL, Martins contou que a ideia inicial era que Omar fosse candidato a prefeito, tendo alguém do Republicanos como vice. Porém, em reunião nesta segunda (22), o empresário informou que não queria se candidatar e definiu o apoio ao ex-vereador.

“Isso me pegou de surpresa, estou sendo sincero, porque a minha esperança sempre foi ver o Omar candidato. Então, me sinto lisonjeado, principalmente por ser o Omar, que tem muito valor político em Americana. Ele só pediu para que o vice fosse do MDB e é lógico que aceitamos”, afirmou.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Ainda de acordo com advogado, não há motivo para ter alguma negativa do governador, já que em outras cidades do Estado de São Paulo o MDB e o Republicanos estariam juntos, na mesma coligação.

A chapa deverá ser oficializada após as convenções partidárias. A do MDB está agendada para 3 de agosto, enquanto as do Republicanos e do Avante estão marcadas para o dia 4 de agosto.

Natural de Fernandópolis (SP), Martins tem 58 anos, vive em Americana há mais de 50 e tem como principais bandeiras a saúde e a causa animal. Além de advogado, ele também é dono da Imobiliária Martins e foi presidente da ONG (Organização Não-Governamental) Corrupção Zero, que auxiliava na obtenção de remédios de alto custo.

Eleições em Americana podem ganhar um quarto candidato

Além da provável candidatura de Martins, Americana já tem outros dois concorrentes ao cargo máximo da prefeitura na eleição deste ano: o atual prefeito Chico Sardelli (PL), que tentará a reeleição; e a ex-vereadora Maria Giovana Fortunato (PDT).

O pleito ainda poderá ter um quarto concorrente, que viria da coligação formada por União Brasil, PP, PSDB e Cidadania. O grupo tem conversas adiantadas para lançar um nome.

“O União Brasil pode ter um candidato [a prefeito]. A gente está conversando com os outros partidos da coligação e teremos uma resposta definitiva na convenção”, disse Eduardo Guastalli, presidente do diretório do União Brasil em Americana, que fará a sua convenção em 4 de agosto.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade