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Americana

Moradora de Americana tem prejuízo de R$ 11,9 mil ao cair em golpe

Falso funcionário da Caixa convenceu a vítima liberar o acesso à conta dela para que ele corrigisse algumas irregularidades

Por Paula Nacasaki

07 de julho de 2023, às 13h57

Estelionatários estão enviando um arquivo com extensão .exe às vítimas para terem acesso às suas contas - Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Uma moradora de Americana, de 56 anos, teve um prejuízo de R$ 11,9 mil após ser engada por um estelionatário que se passou por funcionário da Caixa Econômica Federal.

Segundo informações da vítima em boletim de ocorrência, na tarde desta quinta-feira (6), um homem ligou em seu celular, se passou por funcionário da Caixa Econômica e a convenceu a liberar o acesso remoto do aparelho, afirmando que precisava resolver algumas irregularidades.

Ao final do dia, a mulher percebeu que existia uma movimentação estranha em sua conta e, ao tirar o extrato, notou que havia uma transação no crédito de R$ 7 mil e mais duas no débito, nos valores de R$ 2 mil e 2,9 mil.

A moradora de Americana procurou o plantão policial do município e um boletim de ocorrência foi registrado como estelionato. Ela foi orientada quanto ao prazo para representar a denúncia e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Como funciona: O LIBERAL apurou que os estelionatários estão enviando um arquivo com extensão .exe às vítimas, afirmando que o aplicativo da agência está com risco de ser bloqueado e, para isso não acontecer, o cliente precisa fazer alguma movimentação na conta, ou também explica que precisa verificar a ferramenta.

Quando a pessoa instala o arquivo, libera a permissão para que o criminoso faça diversas transações, entre elas empréstimos, compras, pagamentos de boletos, etc.

Orientações da Caixa para evitar que clientes sejam enganados:

  • A CAIXA orienta os clientes a utilizem única e exclusivamente os canais de comunicação oficiais para buscar informações e acesso aos serviços bancários, jamais compartilhando dados, tais como usuário de login e senha. As operações financeiras em ambiente digital (Internet Banking, aplicativos CAIXA e CAIXA Tem) são realizadas somente com credenciais de acesso e após o cadastramento de dispositivos.
  • O banco informa ainda que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação, que é analisada por equipe especializada e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido.
  • A CAIXA disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet www.caixa.gov.br/seguranca . Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências, que podem ser consultadas em www.caixa.gov.br/atendimento.

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