29 de setembro de 2020 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Igreja católica

Missas presenciais em Americana retornam a partir do dia 22

Fiéis devem entrar em contato com suas respectivas paróquias para que possam se inteirar da forma de participação

Por Rodrigo Alonso

13 ago 2020 às 08:50 • Última atualização 13 ago 2020 às 09:14

As igrejas católicas de Americana vão retomar as missas presenciais a partir do próximo dia 22, conforme os padres divulgaram na noite desta quarta-feira, em nota conjunta. As celebrações com público estavam suspensas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o texto, cada pároco pode decidir quando vai reabrir sua paróquia, desde que seja no dia 22 ou numa data posterior. “Recordem-se que há muitos padres no grupo de risco ou paróquias com grande porcentagem de fiéis no grupo de risco”, ressalta o comunicado.

Os padres orientam os fiéis a entrarem contato com sua respectiva paróquia para que possam se inteirar da forma de participação, até porque os templos deverão, cada um de sua maneira, se adequar às restrições impostas pela administração municipal.

As missas, por exemplo, devem acontecer com até 40% da capacidade das igrejas. Os tempos também precisam disponibilizar álcool em gel para os fiéis e garantir distanciamento social entre os frequentadores. Além disso, os espaços só podem funcionar por até seis horas diárias.

As regras foram divulgadas pelo prefeito Omar Najar (MDB) na última segunda-feira, quando ele anunciou ter autorizado o retorno das celebrações religiosas com público.

Os padres informaram ainda que voltarão a suspender as missas presenciais “se houver um enorme crescimento na disseminação do novo coronavírus e o sistema de saúde começar a entrar em colapso”.

Mesmo com o retorno das celebrações com portas abertas, as paróquias vão manter, na medida do possível, as transmissões ao vivo pela internet.

“Aos fiéis, pedimos paciência, compreensão e que colaborem conosco para que todas as exigências sanitárias possam ser cumpridas”, diz a nota.

Houve duas reuniões virtuais para que os padres definissem a data da volta das missas presenciais, entre esta terça e quarta-feira.

Após o segundo encontro, os religiosos elaboraram a nota que, após aprovação do bispo da Diocese de Limeira, Dom José Roberto Fontes Palau, foi divulgada pela Forania Santo Antônio de Pádua na noite desta quarta.

Podcast Além da Capa
Americana e região avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio do “Além da Capa” dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade