04 de março de 2021 Atualizado 21:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ALÉM DA CAPA

Missas pelo Facebook marcam celebração ao padroeiro de Americana

A maneira como a comunidade de Santo Antônio se adaptou à pandemia da Covid-19 é destaque em podcast do LIBERAL

Por Bruno Moreira

12 jun 2020 às 15:50

A Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua transmitiu todas as missas da trezena pelo Facebook, sem a presença de fieis na igreja - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG

No ano em que completa 120 anos de relação com Americana, o padroeiro da cidade teve uma celebração inédita por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua transmitiu todas as missas da trezena pelo Facebook, sem a presença de fieis na igreja em atendimento à recomendação de isolamento social, e a programação festiva foi cancelada.

Neste sábado (13), dia do padroeiro, a missa começa às 7h. Na sequência, haverá a tradicional benção (às 8h) e entrega (às 9h) do bolo de Santo Antônio no sistema drive thru – os fiéis que adquiriram um pedaço do bolo não precisarão sair de seus carros para retirá-lo.

A missão de conduzir as celebrações sob esse formato foi liderada pelo padre Valdinei Antonio da Silva, administrador paroquial da basílica desde novembro do ano passado. Ou seja, esse também é o primeiro dia de Santo Antônio para ele em Americana, justamente nessa condição. O formato das missas via internet foi iniciado tão logo houve o decreto de quarentena no Estado, em março.

“Num primeiro momento foi um choque olhar a assembleia e não ter ninguém. Para nós, essa comunicação depende não só do interlocutor, mas também do receptor. E você olhava e via uma ausência, bancos vazios, olhar para o nada. Depois você faz essa adaptação de olhar para a câmera. É um aprendizado”, comentou o padre em entrevista ao Além da Capa, o podcast do LIBERAL, durante o episódio “O padroeiro de Americana celebrado à distância”.

O administrador paroquial contou que passou a assistir as transmissões conduzidas por ele, que permanecem na página da basílica após a conclusão do sinal ao vivo, para se aperfeiçoar diante da nova necessidade. “Ontem [3 de junho], curiosamente, uma pessoa de Limeira assistiu à missa [pelo Facebook] e me disse: eu tinha a sensação de que o senhor estava olhando para mim”.

O desafio de construir a celebração a Santo Antônio diante da pandemia pauta o programa disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Deezer, Apple Podcats, Google Podcats e Castbox, além do canal do LIBERAL no YouTube.

Além de Santo Antônio, outras comunidades da Igreja Católica em Americana se viram forçadas a cancelar festas por conta da pandemia. O episódio também ouve os padres Marcos Ramalho, de São João de Carioba, e Marcelo Fagundes, do Senhor Bom Jesus.

Publicidade