27 de abril de 2024 Atualizado 21:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Ministro manda soltar dono da B&G Cred

Sebastião Reis Júnior, do STJ, concedeu habeas corpus e, em decisão, transformou prisão preventiva em medidas alternativas

Por Maria Eduarda Gazzetta

24 de fevereiro de 2022, às 08h18

Uma decisão do ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), soltou o diretor e fundador da B&G Cred, Eduardo Bercelli Mendes, acusado de promover pirâmide financeira e preso em novembro em uma operação do Ministério Público de Santa Fé do Sul. O alvará de soltura foi cumprido no último dia 16.

Empresa de Eduardo Bercelli Mendes tem filial em Americana – Foto: Divulgação

O ministro justificou que o afastamento de Eduardo das atividades já é suficiente e que já há denúncia oferecida pelo MP (Ministério Público) bem como outras medidas, como a quebra do sigilo das comunicações em rede social e o bloqueio e sequestro de bens, valores e ativos.

A decisão dada em um habeas corpus determinou que o empresário cumpra medidas alternativas. Desta forma, o dono da B&G precisa comparecer periodicamente em juízo para informar e justificar suas atividades, está proibido de manter contato com os demais réus e qualquer pessoa relacionada à investigação ou à ação penal e de sair do País, além da suspensão do exercício da atividade econômica.

A deliberação do ministro é diferente do entendimento do juiz do caso, Rafael Almeida Moreira de Souza, da 3ª Vara de Santa Fé do Sul, que havia mantido a prisão preventiva de Eduardo em decisão de 15 de fevereiro.

Para o juiz, a prisão se fazia necessária porque o esquema criminoso foi construído em torno da figura pessoal de Eduardo, por meio da exploração da imagem dele, o que era possível ver em suas constantes inserções nas redes sociais e mídias locais.

O caso

A B&G Cred, seus sócios e funcionários foram alvos de uma operação da Promotoria de Santa Fé do Sul em novembro. A financeira tem uma filial em Americana, na Avenida Brasil, onde foi cumprido mandado de busca e apreensão na época. A empresa é acusada de promover um esquema de pirâmide financeira. Todos os envolvidos negam as irregularidades.

Sede da B&G Cred em Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Segundo o MP, a B&G captou R$ 38 milhões de seus clientes, para os quais prometia retorno de 5% por mês sobre o valor investido. Ainda em novembro, a Promotoria denunciou sete pessoas pelos crimes de organização criminosa, crime contra a economia popular e também falsidade ideológica.

Em outra ação, na área cível, o Ministério Público pede uma indenização aos clientes que teriam sido lesados pela empresa financeira.

Publicidade