07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Juventude é o futuro da Paróquia São Benedito - O Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Juventude é o futuro da Paróquia São Benedito - O Liberal

Publicidade

Compartilhe

FESTA DE SÃO BENEDITO

Juventude é o futuro da Paróquia São Benedito

Trabalho em igreja do Jardim Colina, em Americana, busca renovação da Igreja Católica

Por Stela Pires

29 de setembro de 2023, às 09h44 • Última atualização em 29 de setembro de 2023, às 10h23

Jovens participam de atividade na Paróquia São Benedito - Foto: Divulgação

“São João Paulo II dizia que se convives com jovens, você se torna jovem também, e a igreja necessita dos jovens para não envelhecer”, disse Papa Francisco ao responder perguntas para a Jornada Mundial da Juventude de 2023. A mensagem é somente uma: estes jovens fiéis são o futuro da Igreja Católica.

É na fala do pontífice que o coordenador do Grupo de Jovens da Igreja São Benedito, em Americana, Cayo da Costa, de 17 anos, se apoia em sua missão. “Esse grupo é muito bom, porque traz esses jovens para perto, de Deus principalmente, mas também para perto da nossa comunidade”, disse.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

É através do trabalho exercido no grupo que o coordenador acredita que a comunidade vá se renovar. O incentivo à participação na Paróquia São Benedito não é trabalhado apenas no Grupo de Jovens, mas sim em todo o caminho dos pequenos fiéis durante os sacramentos de iniciação cristã (batismo, eucaristia e sacramento da confirmação).

De acordo com a catequista Débora de Carla Leme, 42, a paróquia está implementando a Catequese de Inspiração Catecumenal, que tem como objetivo principal proporcionar não só aos jovens, mas as crianças e adultos, um encontro pessoal com Jesus Cristo, e assim tornando-os discípulos missionários na comunidade.

Veja mais sobre a Festa de São Benedito 2023
Festa de São Benedito espera atrair 20 mil pessoas em dez dias
Programação religiosa prepara fiéis para o dia do Padroeiro
Amor, fé e devoção são o cardápio da Festa de São Benedito, em Americana
Com repertório do rock ao country, Festa de São Benedito terá um show por noite
Filho de escravizados, analfabeto e cozinheiro, São Benedito é referência para comunidade em Americana
‘Salve, São Benedito, o santo padroeiro!’; leia o artigo do padre Alex Sander Turek

“Ou seja, que após o término dos sacramentos, esse jovem esteja trabalhando voluntariamente em alguma pastoral ou movimento na igreja”, disse. De acordo com Débora, os resultados já são positivos e diversos crismandos e crismados estão participando mais ativamente na paróquia, assim como do grupo de jovens.

Nos encontros, que acontecem aos sábados, às 19h30, os participantes são guiados a debater sobre o mundo e trazer temáticas que estão em alta para dentro da igreja.

A renovação da comunidade através dos jovens tem Cayo como exemplo, que, além de coordenador, faz parte da pastoral dos acólitos e coroinhas e é catequista. Assim como ele, muitos dos integrantes do grupo prestam serviços na comunidade, alguns inclusive estão como voluntários na 56ª Festa de São Benedito.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

“Um grande objetivo meu é fazer com que os novos integrantes façam parte de alguma coisa. Mesmo que seja pequena, para Deus é maravilhoso, é grandioso você estar envolvido”, disse o jovem.

Encontro com Deus é incentivo entre os jovens

“É sim possível ser jovem e católico no século XXI”, diz a assistente de suporte de sistemas Lívia Araújo, de 19 anos. Ela e a irmã, Luana, de 18 anos, começaram a frequentar juntas o Grupo de Jovens há cinco anos, incentivadas pelas catequistas de crisma, que até então eram responsáveis pela coordenação dos encontros.

As jovens se sentiram envolvidas pelas temáticas tratadas no grupo, que, de acordo com Lívia, eram assuntos voltados para atualidade e como o jovem tem seu papel dentro da igreja. Com o passar dos anos, diversas dinâmicas foram propostas, inclusive o revezamento de condução dos temas tratados durante os encontros, o que deixou as meninas ainda mais imersas.

“O que me motiva mais é a experiência de estar perto de Deus, porque foi pelo grupo de jovens que eu aprofundei a minha espiritualidade e fé”, revelou Luana. De acordo com ela, através dos encontros começou também a frequentar retiros e ter mais tempo com Cristo. “Eu me encontrei e me sinto bem lá”.

“Acredito que quando estamos junto de outros jovens que buscam se aprofundar na igreja, seguindo os ensinamentos de Cristo e tendo como exemplo os santos, religiosos e também o Papa Francisco, serve como incentivo para cada vez mais jovens participarem da igreja e conhecer a religião”, disse Livia.

Publicidade