Juiz da Vara da Infância vai para São Paulo

Juiz Gerdinaldo Quichaba Costa solicitou a troca para a 13ª Vara Criminal Central da Capital; magistrado destaca ausência de políticas públicas


O juiz Gerdinaldo Quichaba Costa, titular da Vara do Júri, das Execuções Criminais e da Infância e da Juventude de Americana, vai deixar a função após dez anos e nove meses. Ele assumirá, a partir do dia 9 de dezembro, a 13ª Vara Criminal Central da Capital.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Juiz Gerdinaldo Quichaba Costa deixa Americana após mais de dez anos

O magistrado Wendell Lopes Barbosa de Souza vai ocupar seu lugar em Americana. Os dois pediram para fazer a troca, autorizada pelo Órgão Especial do TJ (Tribunal de Justiça) no último dia 6.

Costa afirmou que será uma experiência que vai mudar sua vida de maneira desafiadora. Ele disse que, à frente da Vara da Infância, um desafio foi a ausência ou defasagem de políticas públicas voltadas ao setor.

Por isso, disse ter ficado feliz com a iniciativa de implantar na cidade o programa Família Acolhedora. O projeto consiste no cadastro de pessoas que possam oferecer um lar provisório para crianças e adolescentes que tenham de deixar o convívio familiar por ordem judicial (em casos de maus-tratos ou negligência, por exemplo).

Atualmente, os menores nessa situação são enviados para abrigos. O projeto que institui o programa foi enviado anteontem pela prefeitura à câmara.

“Se você tem só a alternativa do acolhimento institucional [abrigo], de certa forma você está pulando uma etapa”, afirmou.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora