07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Jovem de Americana conquista recorde nacional no lançamento de foguete

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Jovem de Americana conquista recorde nacional no lançamento de foguete

Publicidade

Compartilhe

FEITO

Jovem de Americana conquista recorde nacional no lançamento de foguete

Giovanni Gomieri alcançou 488,5 metros em competição no Rio de Janeiro e ganhou homenagem na câmara

Por Lucas Ardito*

16 de outubro de 2023, às 07h30 • Última atualização em 16 de outubro de 2023, às 10h21

O jovem Giovanni de Luca Gomieri, de 18 anos, que bateu recorde no lançamento de foguete - Foto: Claudeci Junior/Liberal

O morador de Americana Giovanni de Luca Gomieri, de 18 anos, quebrou o recorde de lançamento de foguete da Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes) durante a 46ª Jornada de Foguetes, realizada na última semana, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição é promovida pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A competição tem o objetivo de reunir projetos de foguetes feitos com garrafas PET. Na categoria Nível 4, que é a de Giovanni, os objetos são impulsionados de acordo com a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, a 45°. Durante a competição, o morador de Americana alcançou a distância de 488,5 metros, batendo o recorde nacional.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O garoto compete sozinho pela sua própria equipe, a Red Bears. O segundo lugar ficou com o time Lyra Dragons, de Itapetininga, que lançou a 475,7 metros. Curiosamente, o feito chegou a quebrar o recorde nacional, já que a prova foi dois dias antes de Giovanni competir. No entanto, o morador de Americana acabou ultrapassando. 

Giovanni Gomieri foi convidado para participar da Jornada de Foguetes devido ao bom retrospecto. Na edição de 2022, conseguiu a melhor distância da competição, com 318 metros. Além disso, teve a melhor marca da Copa Americanense de Foguetes, realizada em agosto deste ano, com 375 metros. Desta forma, o jovem foi convidado pelo presidente da OBA, o professor doutor João Batista Garcia Canalle.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Ao LIBERAL, ele afirmou que espera que seu feito inspire outras pessoas, alegando que foi o reflexo de todo seu esforço. “Estou muito grato por ter essa oportunidade e espero que a minha trajetória, a minha jornada, inspire muitas outras pessoas a terem suas conquistas e buscar seus resultados”, disse.

“Ser o recordista é, de fato, uma sensação incrível. É a concretização de todo esse tempo de muita dedicação, trabalho árduo, esforço e perseverança. Uma conquista que não é só minha, mas de todo mundo que esteve ao meu lado me apoiando em cada etapa e acreditando que seria possível conseguir esse resultado”, completou. 

Homenagem

Nesta terça-feira (10), o vereador Gualter Amado (Republicanos) propôs à Câmara uma moção de aplauso a Giovanni. Na homenagem, Gualter disse que o recorde nacional é motivo de orgulho para a cidade de Americana e, portanto, representa uma conquista notável.

*Estagiário sob supervisão de João Colosalle

Publicidade