07 de março de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

IPTU: 1,8 mil já pediram isenção em Americana

Solicitações começaram no dia 4 de janeiro apenas pela internet; pedidos podem ser feitos até 30 de abril

Por André Rossi

02 fev 2021 às 07:46

Os pedidos poderão ser realizados até 30 de abril - Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A Prefeitura de Americana encerrou o mês de janeiro com 1.808 pedidos de isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). As solicitações começaram no dia 4, apenas de forma on-line, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Foram 384 pedidos de aposentados e pensionistas, 440 de portadores de doenças graves, 955 diversos – como pessoas de baixa renda e desempregados -, e 29 de deficientes físicos. Os dados foram divulgados pela prefeitura nesta segunda-feira (1º).

Os pedidos poderão ser realizados até 30 de abril. Em anos anteriores, o prazo era encerrado em 28 de fevereiro. Por causa da pandemia e para evitar aglomerações, a Secretaria de Fazenda optou pela requisição e por estender o prazo.

Segundo o diretor da Unidade de Serviços Gerais, Eduardo Cesar Samogim Spilla, a avaliação é “bastante positiva”. No mesmo período do ano passado, foram 2.017 pedidos protocolados.

“As expectativas foram superadas, até porque havia uma falsa impressão de que essas pessoas não conseguiriam realizar o procedimento eletrônico. Estamos orientando todos que nos procuram e o processo está seguindo satisfatoriamente”, afirmou Spilla.

Para solicitar a isenção, basta entrar no site da prefeitura, clicar no banner “Isenção de IPTU”, e seguir os passos.  

A guia de pagamento do IPTU também já está disponível no site. Os carnês começaram a ser distribuídos no final de dezembro e a expectativa é de que sejam entregues até 18 de janeiro. Ao todo, são 116.066 carnês.

O imposto foi lançado em 12 parcelas, com vencimento todo dia 20. Portanto, a primeira parcela ou cota única vence em 20 de janeiro. Quem optar pelo pagamento à vista tem 8% de desconto.

Alternativa
A prefeitura já confirmou que haverá uma alternativa em abril para aqueles que não conseguirem realizar o pedido de isenção do IPTU pela internet. Entretanto, ainda não detalhou como funcionará.

“No mês final, a prefeitura fará um sistema que permita que aqueles que excepcionalmente não tenham acesso à internet possam formalizar o pedido”, traz a nota da prefeitura.

Publicidade