25 de abril de 2024 Atualizado 21:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Hospital de campanha de Americana precisaria de 26 funcionários para funcionar

Local foi montado no início da pandemia na UBS instalada na Avenida Cillos, para servir como retaguarda ao Hospital Municipal, mas até o momento não entrou em operação

Por Marina Zanaki

15 de dezembro de 2020, às 09h07 • Última atualização em 15 de dezembro de 2020, às 09h08

O hospital de campanha de Americana, instalado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Avenida Cillos, precisaria de 26 profissionais para funcionar. O local foi montado no início da pandemia para servir de retaguarda ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e, até o momento, não foi ativado.

Segundo a prefeitura, o hospital será aberto somente se a demanda não for possível de atender no PAC (Pronto-Atendimento de Covid) do Hospital Municipal, mas até o momento a estrutura conseguiu absorver os casos “satisfatoriamente”.

Hospital de Campanha de Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_22.07.2020

Para funcionar, o hospital de campanha precisaria de pelo menos cinco enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, dois médicos, cinco profissionais para área de apoio administrativo e limpeza, e uma ambulância com motorista.

A estrutura conta com 18 leitos, dos quais oito estão equipados com respiradores mecânicos, oito com suporte comum de oxigênio e oito para atendimento de casos leves. A capacidade instalada pode ser ampliada, já que a unidade comporta ainda mais 12 leitos.

Na semana passada, 100% da enfermaria do HM ficou ocupada e dois pacientes foram transferidos para Santa Bárbara d’Oeste, pois não havia mais leitos disponíveis.

A diretoria do hospital disse, na ocasião, que é possível aumentar o número de leitos, inclusive de respiradores, mas que não conseguiria indicar números. O plano é manter os atendimentos de pacientes com coronavírus no PAC para otimizar a estrutura do local, inclusive em relação a recursos humanos.

Nesta segunda-feira, a enfermaria tinha 83% dos leitos ocupados (de 18 no total, 15 estão ocupados) e os respiradores têm 35% de ocupação (de 17, seis estão ocupados).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O HM informou que está de prontidão para ampliar leitos nas próximas semanas, caso seja necessário em função do aumento de casos.

“Por enquanto, está sendo possível ampliar mais leitos no HM, além de considerar o fato de que todos os recursos necessários à assistência já estão na própria instituição. O hospital de campanha poderá vir a ser aberto caso a capacidade instalada do HM não dê conta de ofertar assistência além da demanda”, informou a administração municipal, por meio de nota.

Publicidade