07 de maio de 2024 Atualizado 21:30

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dose pediátrica

Felicidade e alívio marcam início da vacinação de crianças contra Covid em Americana

As doses pediátricas foram ministradas nas UBS do São Vito e Parque das Nações e ao menos 100 crianças devem ser vacinadas nesta segunda

Por Paula Nacasaki

17 de janeiro de 2022, às 10h30 • Última atualização em 17 de janeiro de 2022, às 10h37

Após dois anos de preocupação com a pandemia, famílias de crianças de 5 a 11 anos falam em alívio e tranquilidade com o início da vacinação contra Covid-19 dessa faixa etária.

Em Americana, a imunização teve início nesta segunda-feira (17) após o município receber mil doses pediátricas da Pfizer, no sábado. A vacinação será iniciada pelas crianças com comorbidades.

Lucas de Carvalho, de nove anos, foi o primeiro a garantir a sua imunização contra a Covid-19 na UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Vito. Ele tem a deficiência permanente de surdez e apesar de ter medo de vacinas, Lucas foi corajoso e ainda saiu sinalizando que estava “tudo joia” para àqueles que aguardava do lado de fora do postinho.

Emocionada com a vacinação do filho, Mariana Regina de Carvalho fez o agendamento no sábado. “Eu estou muito feliz. A gente esperou bastante, agora é só alegria, ainda mais com a volta às aulas, ficamos mais tranquilos”, celebrou.

O retorno às aulas também foi o que levou a mãe do Matheus Rosa, de 10 anos, a ficar atenta com a abertura da agenda da imunização. O pequeno sofre de asma.

“A preocupação é de todos os pais, mas quem tem criança com comorbidade fica um pouco mais preocupada”, relatou a mãe Valdenice Rosa, de 42 anos.

Matheus Rosa, de 10 anos, tem asma e preferiu não olhar para a agulha no momento da aplicação – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal

Já Miguel Tadeu Rocha, de oito anos e que tem Transtorno do Espectro Autista, fez questão de conversar com a reportagem após ser vacinado. Ele contou que a agulha é bem fina e até mostrou um pouco de sangue no curativo.

A mãe Raíssa Tadeu, que estava ansiosa pela imunização, acompanhou o filho nesta manhã.

Miguel já está ansioso para as próximas doses para se proteger contra a Covid-19 – Foto:

Além da UBS do São Vito, a vacinação contra Covid-19 ocorreu também na UBS do Parque das Nações, locais específicos para a aplicação em crianças, segundo informações da equipe de enfermeiros da unidade de saúde do São Vito.

As vacinas estão sendo administradas no período da manhã e devem ocorrer até às 12h30. Ao menos 50 crianças tinham agendado suas doses na UBS São Vito.

As vacinas para crianças com comorbidades são realizadas mediante agendamento no site da Secretaria de Saúde.

Publicidade