24 de fevereiro de 2021 Atualizado 14:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

FAM oferece reabilitação gratuita para pacientes com sequelas de coronavírus

Programa Reabilitação Pós Covid faz atendimentos para recuperação de dificuldades respiratórias e de mobilidade; programa é gratuito, mas vagas são limitadas

Por Marina Zanaki

19 fev 2021 às 09:00 • Última atualização 19 fev 2021 às 09:01

Programa é voltado para pessoas que moram em Americana e região – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

O curso de Fisioterapia da FAM (Faculdade de Americana) está oferecendo reabilitação gratuita para pacientes com sequelas do novo coronavírus (Covid-19). Batizado de Reabilitação Pós Covid, o programa é voltado para pessoas que moram em Americana e região. Não é necessário encaminhamento médico, mas as vagas são limitadas.

O projeto teve início em outubro do ano passado e já atendeu 15 pacientes. O trabalho é realizado por duas professoras especializadas em fisioterapia cardiorrespiratória e grupos de cinco a seis estagiários. Cada aluno fica responsável pela análise e tratamento de um paciente.

Programa Reabilitação Pós Covid é oferecido gratuitamente na FAM – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

As pessoas que procuram o programa passam por uma avaliação fisioterapêutica onde são identificadas as necessidades e dificuldades. Após essa análise, o paciente recebe um programa de exercícios específicos para melhorar a força e consciência da respiração ou exercícios de resistência muscular global com exercícios na bicicleta, uso de pesos, entre outros.

A FAM oferece aos pacientes a Clínica de Fisioterapia da instituição para a realização dos exercícios. Os atendimentos acontecem às quartas e quintas-feiras no período da tarde.

Durante a terapia, o nível de saturação de oxigênio do paciente e a frequência cardíaca são acompanhados por meio de um oxímetro.

O foco são atendimentos de pessoas com dificuldades respiratórias e de mobilidade.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FAM, Adriana Pertille – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“Decidimos abrir esse ambulatório Pós Covid por notar que pessoas que passaram pela patologia apresentavam algumas características. Cansaço, ficar ofegante, dor no peito quando respiram profundamente, pequenos esforços do dia a dia deixando cansado. Nem sempre ele sabe que é uma sequela da Covid o que está sentindo”, disse a coordenadora do curso de Fisioterapia da FAM, Adriana Pertille.

A professora avalia que o projeto é uma forma de cumprir com o papel social da faculdade.

“Com esse atendimento, conseguimos oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes. A população pensa que é só problema respiratório, mas as consequências vão além. Elas precisam ser conhecidas, e com isso divulgar o conhecimento e manter o nosso compromisso social”, destacou Adriana.

Nível de saturação de oxigênio e a frequência cardíaca são acompanhados por meio de um oxímetro – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Claudival Jorge, de 58 anos, contraiu o coronavírus e ficou internado por dois dias. Fumante durante muitos anos, ele relatou grande cansaço nas atividades do dia a dia.

“Estou há três meses tratando na FAM, o atendimento está sendo ótimo, sentia muito cansaço, já melhorei mais de 50%”, comemorou.

Como procurar atendimento?
Para agendar a análise fisioterapêutica, o telefone de contato é (19) 3465-8100.

Publicidade