13 de agosto de 2020 Atualizado 07:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

COVID-19

Estado irá arrumar respiradores de Americana com defeito

Cidade recebeu cinco aparelhos, mas dois apresentaram problemas de leitura; uso dos equipamentos ainda não foi necessário no município

Por André Rossi

07 jul 2020 às 19:15 • Última atualização 07 jul 2020 às 21:32

A Prefeitura de Americana informou que os dois respiradores enviados pelo Governo do Estado que apresentaram problemas receberão manutenção nesta quarta-feira (08) por técnicos do próprio governo paulista.

Ao todo, cinco aparelhos foram destinados pela Secretaria Estadual de Saúde. Entretanto, dois deles tiveram problemas operacionais no que diz respeito a leitura de dados.

Uso dos equipamentos ainda não foi necessário, segundo a prefeitura – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Segundo a prefeitura, o defeito foi percebido logo que os equipamentos foram colocados em funcionamento para teste no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A situação foi reportada para secretaria de Saúde.

“Uma equipe de manutenção virá ao município na quarta-feira para solucionar o problema, inclusive pediu para que mantivesse ambos os respiradores ligados diuturnamente, a fim de realizar medições dos parâmetros, que irão servir de referência para o conserto”, informou a administração.

A prefeitura ressalta que a situação não gerou prejuízos para o atendimento, já que ainda não foi necessário o uso dos novos equipamentos. Dos pacientes que foram intubados até o momento, foram usados os 10 respiradores já instalados na ala semi-intensiva do hospital.  

“Quanto à possibilidade de retirada e remanejamento dos cinco aparelhos pelo governo estadual, devido ao regime de comodato, vale ressaltar que isso é praxe na Saúde Pública, medida pela qual é possível um município auxiliar outro em momentos de crise, como esse que estamos atualmente atravessando”, disse a administração.