07 de outubro de 2024 Atualizado 09:30

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2024

Chico é reeleito em Americana e diz que água seguirá como prioridade

Empresário teve 72,8% dos votos válidos, enquanto Maria Giovana recebeu 23,4% e Ricardo Pascote, 3,8%; coligação também comemora formação da câmara

Por Gabriel Pitor

07 de outubro de 2024, às 08h06 • Última atualização em 07 de outubro de 2024, às 09h30

Prefeito reeleito de Americana, Chico Sardelli (PL) na celebração da vitória neste domingo - Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Com 49 pontos percentuais de margem para Maria Giovana (PDT), o que representa uma vantagem de mais de 58 mil votos, Chico Sardelli (PL) foi reeleito neste domingo (6) como prefeito de Americana por mais quatro anos, de 2025 a 2028.

O empresário e ex-deputado federal (entre 2000 e 2006) e estadual (entre 2007 e 2020), de 68 anos, recebeu 85.932 votos e mostrou capacidade para superar, junto ao eleitorado, os problemas no abastecimento da cidade, embora tenha afirmado ao LIBERAL que o assunto seguirá sendo tratado como prioridade no novo mandato.

“É [o nosso foco principal], como já está sendo até agora. Estamos trabalhando para buscar alternativas, projetos e tecnologias. O grupo do DAE [Departamento de Água e Esgoto] tem bons profissionais, não tenho dúvida, mas temos alguns problemas que precisamos buscar soluções de qualquer forma”, disse.

Chico teve 72,8% dos votos válidos, enquanto Maria Giovana recebeu 23,4% e Ricardo Pascote (União Brasil), 3,8%. Antes mesmo de iniciar a apuração, por volta das 17h20, apoiadores do atual prefeito já davam a vitória como certa no comitê da coligação, na Rua São Gabriel, no São Vito.

Também não houve apreensão durante o avanço da contabilização das urnas, assim como não houve comemoração efusiva quando a reeleição foi confirmada matematicamente, às 19h23. A festa se formou quando o empresário chegou ao local.

Sem surpresa

À reportagem, Chico citou pesquisas que teriam dado um esboço do que aconteceria neste domingo e desejou sorte aos concorrentes na sequência de suas vidas políticas.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“Estou muito feliz com tudo isso que aconteceu, mostra que estamos no caminho certo. A minha gratidão à população de Americana, que entendeu o nosso projeto e afirmou que quer a continuidade. Isso nos enche de responsabilidade”, comemorou.

Quando questionado sobre a primeira medida, o atual prefeito brincou que será “chegar às 7h15 na prefeitura amanhã e trabalhar dia a dia”, mas também destacou que, com a reeleição, ele terá mais tempo para poder “buscar os objetivos.”

“Nós temos de rever alguns pontos, melhorar aquilo que está bom e aquilo que não está acontecendo ao nosso contento. Nós temos a questão da água de Americana, a malha viária que já estamos investindo nos recapeamentos”, afirmou.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Composição na câmara

Outro resultado comemorado por Chico foi quanto aos eleitos para a câmara. Ao todo, cinco são do seu partido, o PL, além de 10 que estão em siglas que compõem a coligação: PSD (3), PRD (3), Podemos (2) e Agir (2). “Mostra que a população está atenta ao nosso projeto”, comentou.

O grande apoio do Legislativo deve ajudar o ex-deputado a conseguir aprovar projetos importantes ou polêmicos, como a concessão do esgoto para a iniciativa privada, o Plano de Saneamento e a regularização da região do Pós-Represa.

Essa foi a segunda maior votação para prefeito da história das eleições de Americana. A maior segue sendo de Omar Najar (MDB), nas eleições suplementares de 2014, que conseguiu 91.266 votos. Se completar o segundo mandato, Chico será o primeiro na história a ficar 8 anos no cargo.

Publicidade