20 de outubro de 2020 Atualizado 23:45

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Boas Histórias

Cabo oferece curso preparatório para a PM com aulas online e gratuitas

Projeto Grupo de Estudos Cabo Éder Reis, antes realizado na sede do 19º Batalhão da PM, em Americana, passou a ser realizado online

Por Natália Velosa

08 jun 2020 às 08:43 • Última atualização 08 jun 2020 às 12:49

O cabo Éder Reis, PM aposentado que integrou o 19º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em Americana, abriu vagas online para o curso gratuito de preparação para ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O curso, que antes era realizado presencialmente no Batalhão de Americana, agora passou a ser realizado por transmissões ao vivo por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Curso era realizado no 19ºBPMI com até 35 alunos – Foto: Divulgação

As aulas estão sendo ministradas com encontros ao vivo por meio da plataforma Hangouts, do Google. Para participar, basta entrar no grupo de WhatsApp do projeto para verificar as próximas aulas marcadas e novas atualizações.

Antes da pandemia, o curso tinha um limite de 35 alunos, com aulas realizadas três vezes por semana na sede do 19º BPM/I. Agora, as aulas passaram a ser virtuais e, com isso, o idealizador do projeto viu a oportunidade de abranger mais alunos. Atualmente, o cursinho tem 60 participantes.

Atualmente, o curso está voltado para preparação da prova escrita, que contém 60 questões e uma redação. Depois, ocorre uma preparação com os alunos que se classificaram para o TAF (Teste de Aptidão Física) e, posteriormente, auxílio para as entrevistas, exames médicos e psicológicos e a investigação social.

Grupo de Estudos

O projeto começou em 2015 quando o cabo Éder Reis ajudou o filho, que pretendia seguir a mesma profissão do pai, a estudar para a prova preparatória.

As aulas começaram na casa dele, na Praia Azul, e depois do aumento no número de interessados, o 19º Batalhão cedeu uma sala de aula para o curso.

“Todos os instrutores são policiais voluntários, com apenas 2 professores civis. Inclusive, temos ex-alunos que se formaram em 2012 e vão lá dar aula para gente. É um incentivo estar numa sala de aula dentro do Batalhão de Polícia. No ano passado, dos 35 candidatos que participavam, 20 foram aprovados. Isso é super gratificante”, relatou.

“Gratificante”, diz o cabo Éder Reis ao ver aprovações dos alunos – Foto: Arquivo Pessoal

Outros projetos

Além do Grupo de Estudos, o cabo também realiza o projeto “Bola Escola” com as crianças no bairro Praia Azul, que se encontra suspenso no momento em função da pandemia.

A escolinha de futebol gratuita nasceu em 2005 com o intuito de tirar as crianças da rua. Hoje, o PM reúne cerca de 70 crianças de 6 a 16 anos.

Ao longo dos anos, Éder conseguiu parceria com comércios do bairro para fornecer estágio aos meninos mais velhos, como padarias, salões de beleza, mecânicos, entre outros. Hoje, conta que esses meninos têm seu próprio negócio.

* Estagiária Natália Velosa, sob supervisão de Talita Bristotti

Podcast Além da Capa
A relação de Americana com Santo Antonio, o padroeiro da cidade, completa 120 anos em 2020, mas a festividade em torno da data foi forçada a ser revista por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da quarentena, em março, as missas realizadas na Basílica não contam com a presença de fieis mas o contato é mantido por transmissões pelo Facebook. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o administrador paroquial da basílica, o padre Valdinei Antonio da Silva. A necessidade do cancelamento de outros eventos da comunidade católica, como as festas de São João de Carioba e do Senhor Bom Jesus, também é abordada com os padres Marcos Ramalho e Marcelo Fagundes.

Publicidade