25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Atendimento

Americana sanciona lei de adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde

Convênio é uma aposta para reduzir o número de consultas e exames reprimidos

Por Ana Carolina Leal

30 de agosto de 2021, às 18h33 • Última atualização em 30 de agosto de 2021, às 18h35

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), sancionou lei municipal que confirma a adesão da cidade ao Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte – Cismetro. A lei 6.541 foi publicada no Diário Oficial do Município de sábado (25), após os vereadores aprovarem o projeto em sessão extraordinária em 23 de agosto.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O convênio é uma das apostas da Secretaria de Saúde para reduzir o número de consultas e exames reprimidos na cidade desde 2016. São cerca de 31 mil atendimentos na fila de espera. Com a lei sancionada, a pasta enviará um estudo com o plano de trabalho, inclusive contendo detalhamento físico e financeiro ao consórcio. Assim que aprovado, as ações poderão ser efetivadas, explicou a prefeitura.

O consórcio é composto por 17 municípios da região e Americana foi aceita para fazer parte do grupo Norte, estabelecido pelas cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis e Holambra. Ele é um mecanismo que oferece um rol de serviços focado principalmente na atenção básica e especializada, com consultas e exames.

Atualmente, segundo o secretário de Saúde do município, Danilo Carvalho Oliveira, um dos maiores problemas e de críticas por parte da população é a dificuldade de acesso à especialistas. A rede não conta, por exemplo, com pneumologista e gastroenterologista. “É tudo encaminhado via Cross [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde]. O que desejo é exatamente prover esses especialistas para que cada vez menos Americana dependa desse sistema”, afirmou.

Publicidade