24 de setembro de 2020 Atualizado 23:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Americana recebe respirador consertado pela Honda

Equipamento estava parado há cerca de quatro anos por falta de peças de reposição no mercado, em função de ser importado

Por Marina Zanaki

05 Maio 2020 às 21:07

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi recebeu nesta terça-feira (5) um respirador que foi consertado pela multinacional japonesa Honda, com sede em Sumaré. O equipamento será usado para pacientes do novo coronavírus (Covid-19).

Equipamento foi devolvido ao município nesta terça-feira – Foto: Prefeitura de Americana/Divulgação

A Secretaria de Saúde ainda vai definir se ele será utilizado no pronto-atendimento exclusivo para Covid-19 do Hospital Municipal ou então no Hospital de Campanha, que está sendo instalado na antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos.

O equipamento estava parado há cerca de quatro anos por falta de peças de reposição no mercado, em função de ser importado, segundo a prefeitura.

A Honda procurou o HM há cerca de dois meses para oferecer conserto de respiradores que poderiam ser usados no combate à Covid-19.

O equipamento foi reparado e devolvido nesta terça ao município. A entrega foi realizada pelo engenheiro Bruno Rodrigues ao diretor superintendente do HM, José Carlos Marzochi.

“Esse equipamento estava obsoleto e parado devido à falta de peças no mercado. A Honda conseguiu fazer a manutenção e produziu novas peças”, explicou o diretor.

“Nossos agradecimentos a toda equipe da Honda Sumaré pela parceria. Tenho certeza que irá contribuir muito na recuperação dos nossos pacientes, especialmente neste momento tão desafiador em virtude da pandemia da Covid-19”, completou Marzochi.

A Honda de Sumaré já recebeu 59 respiradores que estavam inutilizados em hospitais públicos de diversas cidades. Desse total, 42 continuam em manutenção e 17 já retornaram recuperados para os hospitais.

“Em nome de toda a equipe da Honda Sumaré, agradeço a oportunidade em poder ajudar neste momento crítico. É com muito orgulho que venho fazer a entrega do equipamento recuperado ao Hospital Municipal, especialmente por ter nascido na cidade de Americana”, declarou o engenheiro Bruno Rodrigues.

Esse trabalho está sendo realizado em todo o Brasil pela Honda e outras empresas em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

As indústrias já receberam, em nível nacional, 2.187 respiradores, dos quais 1.072 estão passando por manutenção; 185 em calibração e 501 já foram liberados para utilização novamente nos hospitais.

Publicidade