Americana realiza semana de prevenção ao uso de drogas

Programação conta com uma série de palestras para discutir prevenção, políticas públicas e tratamentos; passeio ciclístico encerra projeto


A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Americana realiza entre os dias 24 e 30 de junho a primeira Semana de Prevenção às Drogas. A programação conta com uma série de palestras para discutir prevenção, políticas públicas e tratamentos aos adictos, além de um passeio ciclístico para encerrar os trabalhos.

De acordo com o secretário de Ação Social, Ailton Gonçalves, o projeto foi articulado através do Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas) e da Unidade de Direitos Humanos. O principal objetivo é discutir o problema de forma aberta.

“É uma semana no sentido de tentar aumentar o nível de conscientização da população sobre esse problema social que é o uso desenfreado de entorpecentes”, explicou Ailton.

Foto: Divulgação
Confira a programação completa

O evento começa na próxima segunda-feira (24), às 19h30, no plenário da Câmara de Americana, com a palestra “Prevenção e Redução de Danos”, apresentada pela doutora em toxicologia Silvia de Oliveira Santos Cazenava.

No dia seguinte, também na câmara, às 16h, o tema é “O Papel das Políticas Públicas na Prevenção e Tratamento”, com o mestre em psicologia Paulo Keishi Ichimursi Kohars. Na quarta (26), ainda na câmara, “Políticas de Tratamento do Abuso de Psicoativos na Infância-Adolescência”, ministrada pelo médico Aloísio Braz de Lemos, às 16h.

Na quinta (27), no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana, o médico psiquiatra João Alves de Moura Neto fala a partir das 16h sobre “Prevenção de Recaídas no Tratamento da Dependência Química”.

E na sexta (28) o assunto é a “Codependência e o Papel da Família na Recuperação”, às 16h, na câmara. O palestrante ainda não está definido.

Passeio Ciclístico

A programação termina no domingo (30) com o Passeio Ciclístico, quando será sorteada uma bicicleta aro 26 e diversos brindes. A concentração é às 7h no estacionamento do CCL. O passeio começa às 8h15 e segue até o Jardim Botânico, com retorno ao CCL pela Avenida Brasil.

As inscrições devem ser feitas na sede do Comad até o dia 28 de junho, das 8h às 16h. É necessário doar um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que serão revertidos para duas instituições assistenciais. A idade mínima é de sete anos e a condução da bicicleta deve ser individual.

O Comad funciona no prédio da prefeitura, localizada na Avenida Brasil, 1293, no Jardim São Paulo. O telefone para mais informações é (19) 3475-8700 (ramal 235).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora