17 de abril de 2024 Atualizado 12:18

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Americana inicia dose de reforço para adolescentes nesta segunda-feira

Não é necessário agendar; intervalo mínimo entre 2ª e 3ª doses é de quatro meses

Por Isabella Holouka

28 de maio de 2022, às 13h32 • Última atualização em 28 de maio de 2022, às 15h44

A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos começa em Americana nesta segunda-feira (30), informou a Secretaria de Saúde. A terceira dose será disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde, das 8h30 às 14h. Não há necessidade de agendamento.

Para ser vacinado, é preciso que os adolescentes tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas (que tiveram filhos há poucas semanas).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo a prefeitura, a medida segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que na sexta-feira (27) divulgou nota recomendando a dose de reforço. Serão utilizadas as vacinas da Pfizer e Coronavac, conforme a disponibilidade desses imunizantes. No caso dos adolescentes imunossuprimidos, apenas a vacina da Pfizer deverá ser utilizada.

Também podem ser vacinados com a terceira dose cidadãos com 18 anos ou mais. Quem tem mais de 60 anos pode ser vacinado com a quarta dose desde o mês de abril.

Pesquisas apontam que as doses de reforço aumentam o nível de proteção contra a Covid-19 e ajudam a fechar o cerco contra nova cepas do vírus. Novas variantes da Ômicron, mais transmissíveis, têm sido identificadas em várias partes do mundo.

Além disso, conforme noticiado pelo LIBERAL no último domingo (22), a taxa de transmissão do coronavírus, causador da Covid-19, voltou a crescer na região de Campinas, o que indica que a doença está se espalhando.

Vacina pediátrica da Pfizer será aplicada nas UBSs Mário Covas e Boer

A partir desta segunda-feira, a vacina pediátrica contra a Covid-19 do laboratório Pfizer, destinada às crianças de cinco a 11 anos, passará a ser disponibilizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Mário Covas e Jardim Boer, das 8h30 às 14h.

De acordo com a prefeitura, ela vinha sendo aplicada nas UBSs dos bairros Jardim São Paulo e São Vito, porém a mudança atende às questões de logística e demanda. As demais unidades de saúde continuam disponibilizando outros imunizantes para adultos e crianças no mesmo horário.

Publicidade