27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Americana começa vacinação de Covid em crianças com comorbidades na segunda

Imunização será realizada mediante agendamento pelo site da Secretaria Municipal de Saúde; cidade recebeu mil doses pediátricas

Por Marina Zanaki

15 de janeiro de 2022, às 14h56

Americana recebeu mil doses pediátricas da vacina da Pfizer - Foto: Allisson Roberto/Prefeitura de Americana

A prefeitura de Americana anunciou em suas redes sociais que dará início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos comorbidade e deficiências permanentes já nesta segunda-feira (17). O município recebeu neste sábado mil doses da vacina Pfizer pediátrica e abriu agendamento para esse público no www.saudeamericana.com.br às 14h.

A cidade tem 20,8 mil crianças nessa faixa etária, mas nesse primeiro momento a vacina está liberada apenas para aquelas que possuem alguma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, como diabetes, insuficiência cardíaca ou Síndrome de Down. A lista completa está disponível ao final da reportagem.

O esquema vacinal desse público prevê duas doses, com intervalo de oito semanas. Para se vacinar, a criança precisa estar acompanhada dos pais, responsáveis legais ou um adulto que apresente o termo de assentimento assinado pelos responsáveis. O documento está disponível no site de agendamento.

Na hora da vacinação, é necessário apresentar CPF ou Cartão SUS; RG ou Certidão de Nascimento; comprovante de endereço no nome dos pais ou responsáveis legais da criança; além da carteira de vacinação de rotina, uma vez que a recomendação é de um intervalo de 14 dias entre a última vacina tomada e a imunização contra a Covid-19.

Além disso, é obrigatória a apresentação de um documento atual que comprove a comorbidade ou deficiência permanente, como carta médica, atestado, relatório, laudo, constando CRM e CID.

COMORBIDADES. O documento técnico do Governo Estadual estabelece como comorbidades para a vacinação de crianças neste momento: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo ou comorbidade; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatia; miocardiopatia e pericardiopatia; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; Síndrome de Down; e cirrose hepática.

Publicidade