28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Educação Financeira

Aprendendo sobre finanças no YouTube: é possível!

Influenciadores digitais produzem conteúdo sobre o mundo dos investimentos, de graça, no YouTube

Por Talita Bristotti

27 de junho de 2020, às 09h29 • Última atualização em 27 de junho de 2020, às 09h34

“O conhecimento liberta e rende os melhores juros”, resume Mirna Borges, dona do canal EconoMirna, sobre o trabalho que desenvolve online ajudando milhares de pessoas a colocar a conta em dia e entrar para o mundo dos investimentos.

Com mais de um milhão de inscritos no YouTube, Mirna é uma das diversas influenciadoras digitais da plataforma de vídeos do Google que produz conteúdo exclusivo sobre educação financeira.

No EconoMirna é possível encontrar vídeos de como organizar as contas até os voltados ao investimento em renda variável. “O economês afasta, mas quando as pessoas assistem ao canal, veem que é possível investir sem ser formado em economia ou estar dentro do mercado financeiro. Existe o receio, mas elas entendem melhor o assunto para dar os primeiros passos e descobrem que é possível investir com pouco dinheiro”, garante.

Mirna Borges é uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil: o seu canal no YouTube, o Economirna, é dedicado a promover educação financeira – Foto: Divulgação

Formada em engenharia mecânica e de petróleo, a capixaba de 33 anos começou o canal em abril de 2016. Depois de quatro anos, diz que o conteúdo é um reflexo da carteira de investimentos dela.

“O canal se desenvolve comigo. Então hoje falo muito de renda variável porque a maior parte do meu dinheiro está em renda variável. Mas já falei muito de renda fixa, de como investir para a aposentadoria, porque eram coisas que eu própria estava fazendo”, revela.

Para quem está querendo colocar as contas em dia, é possível fazer um “intensivão” com a playlist Educação Financeira, que passa pelas diversas fases da organização financeira até a hora de começar a investir o dinheiro.

“A minha regra de ouro é se pagar primeiro. As pessoas querem juntar dinheiro, mas deixa o que sobra do salário e quase sempre não sobra nada. Você deve tirar uma parte do salário e formar a reserva”, ensina.

Além disso, Mirna ressalta que é importante ter uma meta. “Geralmente as pessoas não sabem porque querem juntar dinheiro, ai aparece qualquer coisa, ela pega o dinheiro guardado e gasta. Precisa ter clareza e objetivo para juntar dinheiro”.

Além da produção de vídeos educacionais de finanças, Mirna também oferece cursos online.

Acompanhe:
Instagram: @mirna_economirna
YouTube: EconoMirna

Mais influenciadores digitais para você acompanhar:

Me Poupe
Comandado pela jornalista Nathalia Arcuri, o Me Poupe é o maior canal de finanças do YouTube do mundo. Traz dicas para todos os públicos e ensina a fazer seu dinheiro valer mais.
Instagram: @MePoupe
YouTube: Me Poupe

Nath Finanças
Canal voltado para o público de baixa renda que promete explicar sobre educação financeira de uma maneira prática e fácil.
Instagram: @NathFinancas
YouTube: Nath Finanças

Tiago Reis
Canal do fundador da casa de análise de investimentos Suno Research. Ele traz informações sobre a bolsa de valores e análises de empresas.
Instagram: @TiagoReis
YouTube: Tiago Reis e Suno Research

Bea Aguillar
A B3 é dominada por homens, então que tal seguir uma mulher que traz análises do mercado de renda variável? Bea é investidora e dona do canal Papo de Bolsa.
Instagram: @bea_aguillar
YouTube: Papo de Bolsa

Pit Money
“Fala ai seus bebedores de duelo”: a introdução dos vídeos pode ser estranha, mas aprender sobre a Bolsa de Valores pode ser bem divertido com o canal do Pit Money. Falando de um jeito acessível, Lucas mostra o que faz com o próprio dinheiro de uma maneira bem prática.
Instagram: @lucaspit
YouTube: Pit Money

Funds Explorer
Uma vertente da renda variável é o investimento em fundos imobiliários, que são atraentes por pagar uma espécie de “aluguel” todos os meses para o investidor. Esse canal, administrado por Jacinto Santos, explica o que eles são e como escolher os melhores fundos para investir o seu dinheiro.
Instagram: @j.fiis
YouTube: Funds Explores

Publicidade