20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

SP confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus

Paciente é uma mulher de 41 anos, da cidade de Fernandópolis

Por Marina Zanaki

16 de dezembro de 2020, às 20h59 • Última atualização em 17 de dezembro de 2020, às 08h24

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira (16) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo. A paciente é uma mulher de 41 anos, da cidade de Fernandópolis, na região de São José do Rio Preto, e está ligada a dois coronavírus de linhagens distintas no mundo.

A paciente desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial, e se curou, mas teve nova detecção em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico.

“O caso apresentou todos os critérios estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde para confirmação de reinfecção, que define prazo maior de 90 dias entre os resultados positivos”, disse a pasta.

Segundo a secretaria, a paciente está viva, mas não há informações sobre seu estado de saúde.

A confirmação da reinfecção foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, referência nacional e vinculado à pasta estadual, após o sequenciamento genético de duas amostras clínicas de um caso suspeito, identificadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). 

Os dois exames foram analisados pelo laboratório regional do Lutz de São José do Rio Preto. O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se tratam de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção.

Uma delas foi constatada exclusivamente no Brasil, enquanto a outra já foi identificada tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Chile, conforme sequências comparadas com o banco de dados online e mundial GISAID (na Global Initiative on Sharing All Influenza Data) – Iniciativa Global de Compartilhamento de Todos os Dados sobre Influenza, na tradução.

REGIÃO
A secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Coelho Rocha, testou positivo duas vezes para o novo coronavírus, em maio e em julho. O caso foi enviado para análise, mas até semana passada a cidade não havia registrado nenhum caso de reinfecção.

A Vigilância Epidemiológica de Americana também acompanhou o caso de um servidor público que testou positivo para a Covid-19 em duas ocasiões, em setembro e novembro. A reinfecção foi descartada pelo prazo entre os dois resultados.

“A vigilância informou que não se trata de uma reinfecção, porque faz menos de 90 dias que o paciente realizou o primeiro exame de PCR, portanto, conforme os critérios técnico-epidemiológicos descritos na nota técnica, o caso não se enquadra como de reinfecção”, explicou o órgão municipal na semana passada.

Publicidade