26 de abril de 2024 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Instituto Butantan inicia produção de Coronavac

Trabalhando 24 horas por dia e sete dias por semana, capacidade de produção do Instituto chega a um milhão de doses diárias

Por Marina Zanaki

10 de dezembro de 2020, às 13h39 • Última atualização em 10 de dezembro de 2020, às 13h43

Doria voltou a indicar 25 de janeiro como a data para início da vacinação no Estado de São Paulo - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Instituto Butantan deu início à produção da vacina Coronavac, imunizante da chinesa Sinovac, nesta quarta-feira. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto nesta quinta-feira.

Definindo o início da produção como “histórico”, o governador anunciou que 120 técnicos serão contratados para reforçar a produção, que hoje conta com 245 profissionais. A produção vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, com capacidade de produzir um milhão de doses diariamente.

“O Instituto Butantan mais uma vez sai à frente e começa a produzir no Brasil uma vacina que vai salvar milhões de brasileiros, para produzir a quantidade de vacina que a urgência nos impõe”, declarou Doria.

São Paulo vai disponibilizar quatro milhões de doses para outros estados imunizarem profissionais da saúde. Doria disse que 12 Estados, incluindo São Paulo, formalizaram solicitação para a vacina e 912 municípios demonstraram interesse formal.

Doria voltou a indicar 25 de janeiro como a data para início da vacinação no Estado de São Paulo, começando por profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e pessoas com mais de 60 anos. A Coronavac ainda precisa apresentar os dados da terceira fase de testes, que avalia a eficácia do imunizante, e da autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os dados sobre a eficácia estão previstos para serem apresentados no dia 15 de dezembro.

“O Brasil não pode ficar assistindo o mundo iniciar a vacinação e aqui prosseguirmos em discussão em debate interminável e inconclusivo, nos deixa de braços cruzados”, disse o governador, em mais uma menção à disputa com o governo federal.

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas se colocou à disposição do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

“Que o Programa Nacional de Imunização seja respeitado, incorporando essa vacina. É o que queremos, a vacina para todos os brasileiros, todos os municípios, com financiamento do Ministério da Saúde. Não tem sentido nenhuma outra alternativa. O Ministro ontem mencionou disposição em incorporar qualquer vacina, se ele se dispuser basta me ligar que prontamente colocarei vacinas à disposição”, disse Dimas Covas.

Publicidade