14 de outubro de 2024 Atualizado 09:28

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Outubro Rosa

Outubro Rosa: veja a programação de exames, palestras e outras ações em Americana e região

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Cristiani Azanha

14 de outubro de 2024, às 06h56 • Última atualização em 14 de outubro de 2024, às 09h28

Para realizar a mamografia mulheres precisam ter idade entre 40 e 69 anos - Foto: Amauri de Souza_Prefeitura de Americana

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, as prefeituras da região prepararam uma extensa programação para o Outubro Rosa.

Durante todo o mês estão sendo promovidos mutirões de exames e palestras educativas para informar sobre fatores de risco, a importância da mamografia e a autoavaliação.

Em Americana, a prefeitura realizará no próximo sábado (19) o mutirão “Saúde da Mulher”, com a oferta de mamografias e exames papanicolau em várias UBS (Unidades Básicas de Saúde).

As mulheres precisam ter entre 40 e 69 anos para realizar a mamografia, enquanto a faixa etária contemplada para o papanicolau é de 25 a 64 anos.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Para realizar qualquer um dos exames é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.

“A nossa expectativa é de que haja uma grande procura, assim como no mutirão em homenagem ao mês da mulher, realizado em março, que teve uma quantidade expressiva de exames. Esperamos a mesma conscientização das mulheres durante este mutirão que marca o Outubro Rosa”, destacou Simone Maciel, diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a administração municipal reforçará as ações de prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama e de útero nos Complexos Regionais de Saúde, nas UBSs, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, nos prontos-socorros, empresas e instituições.

O destaque será o “Desfile das Guerreiras”, no Novo Centro de Referência em Saúde da Mulher, um evento que celebrará a vida de mulheres diagnosticadas e que venceram o câncer, no dia 31 deste mês, às 14h.

O secretário de Saúde, Marcus Pensuti, ressaltou que somente neste ano já foram realizadas 3.219 mamografias pelo Centro de Exames e Diagnósticos. “Este é um momento crucial para promover a saúde e a prevenção de doenças das mulheres da nossa cidade, inclusive buscando parcerias com a iniciativa privada”, comentou o secretário.

Os casos positivos da doença são encaminhados para investigação mais aprofundada no Centro de Referência em Saúde da Mulher e para tratamento em unidades de referência do SUS no Estado.

Em Hortolândia, a carreta de mamografia está estacionada na área externa do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) para a realização de mamografias e, ao longo do mês, haverá palestras em todas as unidades de saúde da cidade.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

A Prefeitura de Nova Odessa realizou no último sábado (12) “Mutirões de Cuidados” nas UBSs 5, do Jardim Alvorada, e 6, do Jardim Marajoara, com coletas de exames de papanicolau, solicitações de mamografias e atualização da carteira de vacinação – tanto de crianças quanto de adultos.

Já Sumaré está promovendo as campanhas “Outubro Rosa/Novembro Azul 2024”, para conscientização sobre os cuidados com a saúde feminina e masculina, principalmente na prevenção dos cânceres de mama e próstata.

Ao longo do mês, diversas atividades serão oferecidas em todas as regiões, escolas e espaços públicos, incluindo mutirões de saúde, atividades para a Melhor Idade e palestras.

Publicidade