08 de outubro de 2024 Atualizado 16:31

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

FINANÇAS

Após parecer favorável do TCE, Câmara de Americana aprova contas de 2022 de Chico

Prefeito já havia conseguido a aprovação dos balancetes de 2021; votação foi unânime

Por Rodrigo Alonso

08 de outubro de 2024, às 16h31

Sessão da Câmara de Americana - Foto: Câmara de Americana/Divulgação

A Câmara de Americana aprovou nesta terça-feira (8) as contas de 2022 da prefeitura, segundo ano do governo Chico Sardelli (PL).

A votação foi unânime e em conformidade com a avaliação do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que tinha emitido parecer favorável aos balancetes daquele ano. Chico já havia conseguido a aprovação referente a 2021.

O tribunal apontou “um equilíbrio na gestão” justificado pelo superávit no orçamento  de 12,58% ou R$ 127,5 milhões.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Também destacou o resultado financeiro positivo de R$ 242,2 milhões, a disponibilidade para cobertura das obrigações de curto prazo, avaliações fiscais e despesas com pessoal abaixo do limite.

No entanto, o TCE também fez “advertências severas” à administração municipal por conta da necessidade de melhorias em algumas áreas.

Na Educação, citou, por exemplo, que o número estudantes por turma é superior ao recomendado. Na Saúde, afirmou que o município atendeu a apenas 50% das metas anuais previstas em seu plano.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Na sessão desta terça, os apontamentos negativos foram destacados pelos vereadores da oposição Gualter Amado (PDT) e Professora Juliana (PT), que, apesar das críticas, optaram por acompanhar o julgamento do TCE e votaram favoravelmente às contas. Os parlamentares da base, por outro lado, elogiaram a atuação do prefeito.

O advogado Bruno Gelimini defendeu as contas no plenário. “É claro que recomendações foram feitas por parte do tribunal, mas nenhuma delas capaz de macular a regularidade das contas”, afirmou.

Publicidade