17 de outubro de 2024 Atualizado 22:51

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE

Tomógrafo do HM de Americana fica encharcado após chuva e garantia é cancelada

Sala tem sofrido com inundações; não se sabe se equipamento foi danificado

Por Rodrigo Alonso

25 de novembro de 2023, às 07h49 • Última atualização em 25 de novembro de 2023, às 08h37

O tomógrafo do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi ficou encharcado após as chuvas registradas em Americana recentemente, e a fabricante decidiu cancelar a garantia do equipamento, que tem colecionado problemas desde sua instalação, em agosto de 2022.

A sala onde o aparelho está instalado tem sofrido com infiltrações. O problema já foi noticiado pelo LIBERAL em agosto deste ano. Mas, naquela ocasião, caíram apenas pingos no tomógrafo, que não sofreu qualquer tipo de dano.

Porém, desta vez, havia poças de água na máquina, que precisou ser desativada. A administração do HM e a fabricante Imex Medical Group ainda avaliam se o equipamento foi danificado.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A Imex informou ter cancelado a garantia, que tinha validade até agosto de 2025, devido à inundação da sala. “A garantia do nosso equipamento é contra defeitos de fabricação e não contra defeitos por mau uso ou conservação”, justificou, em resposta ao LIBERAL.

https://liberal.com.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Video-2023-11-24-at-15.13.07-1.mp4
Empresa identificou “grande volume” de água durante vistoria – Vídeo: Reprodução

Segundo a fabricante, essa é a segunda vez neste mês que o tomógrafo foi desativado por causa das infiltrações. Nas primeiras chuvas, o equipamento ficou apenas “um pouco” molhado, de acordo com a empresa, que informou ter conseguido limpar e reconfigurar a máquina para o funcionamento.

No entanto, em virtude das chuvas da última semana, a sala ficou totalmente inundada, conforme relatou a fabricante, que vistoriou o local na terça-feira.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Na oportunidade, como ainda havia “grande volume” de água no tomógrafo, a Imex não pôde realizar a manutenção. “Havia componentes como gabinete de controle eletrônico, detector, covers, mesa e principalmente componentes de alta tensão que estavam com resíduos de água”, apontou, em relatório.

A empresa ainda ressaltou que “água dentro do sistema eletrônico do equipamento pode causar diversas avarias irreversíveis em seus componentes a curto ou longo prazo, podendo comprometer o uso correto do equipamento”.

Outro lado

Em nota enviada ao LIBERAL, a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, OS (Organização Social) responsável pela gestão do HM, comunicou que o problema é resultado de uma “situação climática extraordinária”.

“O excepcional volume de chuvas e ventos fortes, registrado recentemente em Americana, no Estado e no País (especialmente nas regiões Sul e Sudeste), afetou uma parte do telhado do Hospital Municipal, causando o deslocamento e/ou a quebra localizada de algumas telhas”, apontou.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Segundo a Santa Casa, a situação não prejudica o atendimento, pois os pacientes que precisam fazer exame de tomografia são encaminhados para uma clínica de imagem.

“O HM providenciou materiais necessários e a manutenção será concluída assim que o telhado estiver em condições (seco) para transitar e executar a manutenção”, informou.

A informação sobre a desativação do tomógrafo foi revelada pelo vereador Gualter Amado (Republicanos) na última terça, durante sessão da câmara.

Antes das infiltrações, o aparelho enfrentou outro problema, que existia desde sua instalação. O equipamento apresentava defeitos devido a uma instabilidade na rede elétrica que o abastece, situação resolvida no meio deste ano. Inclusive, a máquina chegou a ser trocada.

Publicidade